https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ

noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Política

TSE confirma decisão regional e mantém nos cargos prefeito e vice de Assú

Acórdão do TRE destacou que não houve ilicitude nos atos de campanha praticados pelos políticos em 2020

Publicada em 25/04/23 às 21:46h - 141 visualizações

Gustavo Varela


Compartilhe
Compartilhar a noticia TSE confirma decisão regional e mantém nos cargos prefeito e vice de Assú  Compartilhar a noticia TSE confirma decisão regional e mantém nos cargos prefeito e vice de Assú  Compartilhar a noticia TSE confirma decisão regional e mantém nos cargos prefeito e vice de Assú

Link da Notícia:

TSE confirma decisão regional e mantém nos cargos prefeito e vice de Assú
Plenário da Corte Eleitoral durante sessão de votação nesta terça-feira (25)  (Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE)

Na sessão plenária de julgamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (25), os ministros da Corte, por unanimidade, mantiveram a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) que manteve os mandatos de Gustavo Montenegro Soares e de Fabielle Cristina de Azevedo Bezerra, prefeito e vice-prefeita de Assú (RN), eleitos em 2020. 

A Corte Regional manteve a sentença de primeira instância que julgou improcedente ação que pedia a cassação dos mandatos de ambos por abusos de poder político e econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos) devido à distribuição de cestas básicas naquele pleito eleitoral. Inconformado com a decisão, o candidato derrotado nas urnas Ivan Lopes Júnior, autor da ação, recorreu ao TSE. 

Ao votar na sessão desta terça, o relator do recurso no TSE, ministro Raul Araújo, destacou que o acórdão proferido pelo TRE-RN asseverou não haver provas suficientes de que os então candidatos praticaram atos ilícitos que se enquadrassem no artigo 41-A da Lei nº 9.504/1997, que trata da captação ilícita de sufrágio. 

“O acórdão regional se encontra em perfeita consonância com a jurisprudência desta Corte, na linha de que, para condenar os agravados pela prática de captação ilícita de sufrágio, é necessário que haja robustez dos elementos probatórios, a incidir o Verbete Sumular nº 30 do TSE”, ressaltou Raul Araújo. 

TP/LC, DM 

Processo relacionado: Agr no Respe 0600475-52.2020.6.20.0029 

Fonte: TSE 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 572420
Usuários Online: 1106
Copyright (c) 2024 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!