https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ

noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Política

Diplomação de Lula é antecipada para 12 de dezembro: entenda motivos para mudança na data

Presidente do TSE, Alexandre de Moraes atendeu ao pedido feito pelo PT para antecipar em uma semana a cerimônia oficial

Publicada em 30/11/22 às 15:50h - 119 visualizações

Gustavo Varela


Compartilhe
Compartilhar a noticia Diplomação de Lula é antecipada para 12 de dezembro: entenda motivos para mudança na data   Compartilhar a noticia Diplomação de Lula é antecipada para 12 de dezembro: entenda motivos para mudança na data   Compartilhar a noticia Diplomação de Lula é antecipada para 12 de dezembro: entenda motivos para mudança na data

Link da Notícia:

Diplomação de Lula é antecipada para 12 de dezembro: entenda motivos para mudança na data
Diplomação de Lula no TSE foi antecipada para dia 12 de dezembro  (Foto: Ricardo Stuckert)

A diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi marcada para dia 12 de dezembro, às 14 horas, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Antes, ela estava marcada para o dia 19 de dezembro, prazo limite para que a diplomação da chapa eleita. O pedido de antecipação da cerimônia foi feito por Lula e lideranças do PT e atendido nesta semana pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.  

O PT apontou dois motivos para a antecipação da posse. O primeiro é garantir um espaço antes do início do recesso do Poder Judiciário, que começa no dia 20 de dezembro, caso haja algum tipo de contestação por parte da chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL) ou de adversários de Lula. O funcionamento do Judiciário poderia também ajudar caso alguma disputa sobre a PEC da Transição seja questionada na Justiça.  

Outro motivo para a antecipação da diplomação é dar mais tempo para que o presidente eleito anuncie nomes de sua equipe ministerial. Entre aliados de Lula, a expectativa é que ele deixe para anunciar seus ministros após a diplomação no TSE. Apenas alguns nomes do futuro governo devem ser anunciados antes, como os nomes da equipe econômica e da área de segurança pública. 

Um outro motivo que foi citado nos bastidores da equipe da transição era de que a antecipação diminuiria o tempo para que a chapa derrotada fizesse novos questionamentos sobre o resultado da eleição. Na semana passada, o PL pediu ao TSE que desconsiderasse a votação em mais de 250 mil urnas eletrônicas, pedido que foi rejeitado por Moraes.  

A antecipação da cerimônia de diplomação é comum para presidentes eleitos no Brasil. Em 2018, após ser eleito presidente, Jair Bolsonaro também pediu a antecipação em uma semana do prazo limite previsto pelo TSE.  

A diplomação é a cerimônia formal da Justiça Eleitoral em que os candidatos são considerados pelo tribunal como aptos para tomar posse. Os diplomas são entregues ao presidente e ao vice-presidente após o fim do prazo para questionamentos legais sobre o resultado das eleições.  

Fonte: Rádio Itatiaia 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 615802
Usuários Online: 31
Copyright (c) 2024 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!