https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
O candidato a deputado federal pelo Partido Solidariedade, Francisco de Assis Solto - Tê em entrevista ao Panorama do Vale na Rádio Princesa FM nesta quarta-feira, 14 de setembro teceu considerações acerca do projeto político que tem encampado com objetivo de tornar real o sonho alimentado pelo Vale do Açu de eleger um representante na Câmara dos Deputados em Brasília.
Tê observou que há um desejo da região no que diz respeito a concretização de tal propósito.
“Temos levado a nossa mensagem ao Vale do Açu, a região salineira e outras regiões e temos sido bem recebidos a ponto de ficar surpreso com a receptividade do projeto. Isso demonstra o anseio que este Vale tem de ter um representante na Câmara Federal e acredito que o momento é este”, disse.
Ao ser questionado pelo apresentador Jarbas Rocha sobre o que tem sentido das pessoas no que diz respeito as questões que precisam de uma resposta urgente, Tê elencou a saúde e geração de emprego e renda.
“Dois pontos são cruciais: saúde e geração de emprego e renda. Quando nós pensamos em disputar essa cadeira e desde o ano passado colocamos o pé na estrada para visitar, para ouvir o povo montamos nossas bandeiras de defesa. Uma das nossas bandeiras é o fortalecimento dos hospitais regionais. Assú por ser uma cidade polo, o Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos equipado seria um desafogo para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró. Hoje a gente tem os dois principais hospitais do estado superlotados e os hospitais regionais sucateados. Nós mandamos fazer um levantamento e em média 40 milhões de reais equiparia o Hospital com máquina de ressonância, tomógrafo, arcos para cirurgias, aparelho de ultrassom de última geração, raio- x digital... isso equiparia o Hospital, daria um atendimento de qualidade não só para Assú, mas para toda região. Hoje o nosso Hospital encontra-se praticamente paralisado, mas ali tem dez respiradores, que foi muito importante no período de pandemia, mas para a UTI funcionar ainda precisa de muita coisa. Um deputado federal tem recursos tanto de emendas individuais como de bancada para equipar e o governo entrar com a mão de obra porque, o prédio já existe e é necessário vontade política. Eu não acredito que você que está me ouvindo esteja satisfeito com o modelo de saúde que nós temos na nossa região. Eu não estou. Hoje a gente quebra um dedo e tem que ir para Mossoró”, acrescentou.
Em sua fala, Tê lembrou ainda que em seu projeto também está “o fortalecimento da Uern” salientando que o Campus de Assú só conta com cinco cursos e que o curso de Direito é um sonho assim como outros citando por exemplo “fisioterapia, enfermagem e nutrição que poderiam ser ofertados pela nossa Uern. Nós tínhamos aqui um sonho; a Ufersa que foi retirada para outra região por falta de vontade política de não ter uma força para defender”.
Ao apresentar essas e outras demandas Tê concluiu que “quem pode resolver é o povo que é o senhor do voto e pode definir os destinos da cidade e região. Para o Vale ter um deputado federal não basta só querer; tem que participar”.
Acompanhe a entrevista na íntegra direto do canal da Princesa FM no Youtube.