https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
CRUZEX é um exercício multinacional e operacional organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa o treinamento conjunto em cenários de conflito e promove a troca de experiências entre os países participantes.
A edição de 2024, está acontecendo até o dia 15 de novembro na Base Aérea de Natal, reunindo 16 países, mais de 2.000 militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras.
Na lista de aeronaves participantes estão o KC-390 feito pela Embraer, e F-39 Gripen que estreiam no Exercício.
Nesta segunda-feira, 04 de novembro, segundo dia do Exercício as atividades foram marcadas pela realização de uma coletiva de imprensa com jornalistas do Brasil e outros países na sede da Base Aérea, oportunidade que os profissionais puderam perguntar e se informar acerca do maior treinamento multinacional de guerra da América Latina, liderado pela Força Aérea Brasileira, com a participação do Exército e da Marinha do Brasil.
Os esclarecimentos foram prestados por representantes da Forças Aéreas participantes do evento e pelo diretor e Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende.
Ao término da coletiva, os profissionais de comunicação se dirigiram a pista de pouso e decolagem da Base Aérea de Natal onde acompanharam de perto o trabalho das equipes.
Durante a realização do CRUZEX 2024, estão previstas mais de 1.500 horas de voo, com vários tipos de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo.
Nesta edição, a Força Aérea Brasileira introduziu dois novos elementos em suas operações: os domínios cibernético e espacial.
O primeiro contando com exercícios simulados que expandem o treinamento ao integrar operações cibernéticas e aéreas, testando a segurança de sistemas críticos que dão suporte às atividades aeroespaciais.
O último incluirá simulações realistas de eventos relacionados ao espaço que influenciam diretamente a tomada de decisões e, consequentemente, o curso de um conflito.
Além do Brasil, participam do Exercício; Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e Estados Unidos.