https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
A Força Aérea Brasileira (FAB) está totalmente engajada nos preparativos para o exercício operacional multinacional CRUZEX 2024, que ocorrerá de 03 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte. Organizado pelo Comando de Preparação (COMPREP), o CRUZEX tem como objetivo fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Armadas Brasileiras e parceiros internacionais, aprimorando táticas conjuntas e capacidades operacionais em ambientes de guerra simulada.
Reconhecido como o mais importante exercício militar da América Latina, a 8ª edição reunirá 16 países, mais de 3.000 militares e cerca de 100 aeronaves, brasileiras e estrangeiras. Para as operações aéreas, participarão esquadrões de voo do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal. Além disso, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru contribuirão para as operações espaciais e cibernéticas. Além disso, África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai enviarão observadores militares, enriquecendo a troca de experiências e fortalecendo a cooperação internacional.
Para o treinamento, a FAB implantará uma ampla gama de recursos, incluindo aeronaves de caça F-39 Gripen, aeronaves multimissão KC-390 Millennium e aeronaves de controle E-99. Essas aeronaves realizarão missões como alertas, escoltas, ataques, reconhecimento e suporte logístico. Além disso, unidades especializadas como o Cyber Defense Center (CDCAER) e o Aerospace Operations Command (COMAE) contribuirão com capacidades avançadas de defesa antiaérea e cibernética, aumentando a eficácia do exercício.
A logística envolvida é extensa: até o final do exercício, 140 voos terão sido feitos para transportar pessoal e equipamento. Para garantir o sucesso da CRUZEX 2024, as unidades participantes enviam relatórios de status e coordenam a movimentação de equipamentos e pessoal.
O Tenente-Coronel Bruno Américo Pereira, Comandante do Primeiro Grupo de Tropa e Transporte (1º GTT) – Esquadrão Zeus – ressalta a importância da preparação antecipada.
“O Esquadrão Zeus iniciou os preparativos da CRUZEX antecipadamente, mobilizando equipamentos e, nesta fase final de preparação, reunindo o pessoal envolvido. Durante o exercício, o esquadrão será treinado em reabastecimento em voo, reabastecimento aéreo, assalto aerotransportado, infiltração e exfiltração. O treinamento também inclui liderar missões como Líder de Pacote de Transporte Aéreo e autodefesa contra ameaças, usando os sistemas de bordo da aeronave KC-390 Millennium”, destaca.
Fonte: Força Aérea Brasileira