https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ

noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Estado

Macau e Pendências vão receber ações do projeto Água Justa, da Caern

A escolha de Macau e Pendências para esta ampliação se deu pelas características do abastecimento de água nesses municípios

Publicada em 18/09/24 às 15:01h - 9 visualizações

Gustavo Varela/Assú Todo Dia


Compartilhe
Compartilhar a noticia Macau e Pendências vão receber ações do projeto Água Justa, da Caern  Compartilhar a noticia Macau e Pendências vão receber ações do projeto Água Justa, da Caern  Compartilhar a noticia Macau e Pendências vão receber ações do projeto Água Justa, da Caern

Link da Notícia:

Macau e Pendências vão receber ações do projeto Água Justa, da Caern
Assú já tem as ações do Água Justa há cerca de um ano e colhe bons índices de sucesso  (Foto: Reprodução)

Mais duas cidades do Rio Grande do Norte vão passar a receber as ações do projeto Água Justa, que a Caern desenvolve desde 2022 e que visa combater o desperdício de água, melhorar a distribuição e reduzir os custos operacionais. Macau e Pendências, na região Sertão Central, passam a contar com o projeto. Nessa terça-feira (17), o gerente de Perdas e Automação da Caern, Felipe Oliveira, e o coordenador da Unidade de Controle e Combate às Perdas, Rodrigo Melo, estiveram em Assú para uma apresentação sobre os resultados do projeto na cidade e sua ampliação.

A escolha de Macau e Pendências para esta ampliação se deu pelas características do abastecimento de água nesses municípios. As cidades têm bom potencial para bons resultados na redução de perdas. Junto com Assú, Macau e Pendências representam 66% das perdas na região.

Assú já tem as ações do Água Justa há cerca de um ano e colhe bons índices de sucesso. Segundo o gerente da Regional Sertão Central, Herbert Duarte de Sousa, o projeto melhorou a distribuição de água e possibilitou a suspensão das manobras operacionais necessárias ao sistema, além de reduzir significativamente a quantidade de vazamentos.

Tivemos uma diminuição de cerca de 60% nas ordens de serviços de manutenção no sistema de abastecimento”, comentou Herbert.

A melhoria na eficiência e redução de perdas dos sistemas é um dos principais benefícios do Água Justa. O trabalho começa com um diagnóstico do sistema de abastecimento, medições e controle de pressão e vazão da água. Além de combater o desperdício de água, melhorar a distribuição e reduzir custos operacionais, o projeto melhora o faturamento e arrecadação, visto que o setor comercial também atua, dada a necessidade de ações comerciais conjuntas quanto a atualização cadastral dos imóveis, substituição e ampliação da cobertura por hidrômetros, fiscalização, entre outras.

Felipe Oliveira ressalta que nem todas as cidades demandam estratégias iguais, sendo que cada sistema passa por uma depuração, projeto e execução aplicável para a realidade local. Com a inclusão de Macau e Pendências, já são 12 cidades contando com as ações do projeto Água Justa. Os dois municípios se somam a Natal, Nova Cruz, Riachuelo (onde o projeto começou, em 2022), Lagoa Salgada, Pedro Velho, Canguaretama, Assú, Pau dos Ferros, Jardim de Piranhas e São Paulo do Potengi.

Fonte: Caern




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 576713
Usuários Online: 5
Copyright (c) 2024 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!