https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ

noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Estado

Rio Grande do Norte registra cobertura vacinal de 45% contra a gripe

Meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários, como gestantes, idosos, crianças e povos indígenas

Publicada em 02/07/24 às 13:26h - 47 visualizações

Gustavo Varela/Assú Todo Dia


Compartilhe
Compartilhar a noticia Rio Grande do Norte registra cobertura vacinal de 45% contra a gripe  Compartilhar a noticia Rio Grande do Norte registra cobertura vacinal de 45% contra a gripe  Compartilhar a noticia Rio Grande do Norte registra cobertura vacinal de 45% contra a gripe

Link da Notícia:

Rio Grande do Norte registra cobertura vacinal de 45% contra a gripe
Cerca de 55% do grupo prioritário ainda não se imunizou contra a gripe em RN  (Foto: Ministério da Saúde/Divulgação)

Unidades de saúde do SUS continuam campanha de vacinação contra a gripe em todo estado do Rio Grande do Norte. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina salva vidas e previne milhões de casos graves e óbitos pela infecção causada pelo vírus da influenza.

A mobilização dos municípios do Rio Grande do Norte pela Campanha de Vacinação Contra a Gripe já contabiliza cerca de 694 mil doses aplicadas. Até o momento, mais de 45% do grupo prioritário da ação — composto por quase 1,3 milhão de pessoas — receberam a dose da vacina no estado. Os dados são do painel de imunizações do Ministério da Saúde.

A meta das autoridades de saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários — como gestantes, idosos, crianças e povos indígenas. Mas, por conta da disponibilidade de doses, o Ministério autorizou, no começo de maio, a ampliação da imunização para todas as pessoas acima dos seis meses de idade.

Segundo o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, a medida busca garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe.

Então, se há disponibilidade da vacina e o vírus da influenza – da gripe – está circulando, nós devemos ampliar o acesso das pessoas para que elas se vacinem, diminuam seu risco de adoecimento de formas graves da doença e diminuam a circulação do vírus na comunidade”.

O doutor André Prudente, diretor-geral do Hospital Giselda Trigueiro — unidade pública referência no tratamento de doenças infectocontagiosas de Natal —, explica que mais de 80% das pessoas vacinadas contra a gripe não vão adoecer; e mesmo os que adoecerem terão um quadro leve da doença.

E é importante dizer que a gripe é provocada por um vírus chamado Influenza, que é uma doença completamente diferente dos resfriados. Então, a vacina não protege contra o resfriado. O resfriado comum é quando a pessoa está espirrando, o nariz está obstruído, às vezes tem uma coriza, mas fora isso não traz grandes repercussões. Já a gripe pode dar bastante febre, muita dor no corpo e acomete o pulmão — inclusive podendo levar a agravamento e até a óbito. Então, por isso, é importantíssimo que todo mundo se vacine contra a gripe”.

O infectologista também ressalta a importância de pessoas que não fazem parte do grupo prioritário tomarem a vacina contra a gripe durante a campanha de imunização.

Um jovem de 20 anos pode não ter nenhuma doença associada, mas ele pode ter contato com avô, com um tio, até mesmo o pai idoso, que tem problemas no coração, e essa pessoa se agravar. Sem contar que os jovens fazem parte da força de trabalho e as pessoas com gripe, gripe mais intensa, não conseguem trabalhar, se ausentam do trabalho e isso traz impacto também para a economia”.

O painel do Ministério aponta: na capital Natal, foram aplicadas mais de 139 mil doses aplicadas contra a gripe. A cobertura vacinal do público prioritário está em 37%.

Na cidade, as doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, entre 08h e 12h, e das 13h às 15h. Há pontos extras de vacinação no Midway Mall e Partage Norte Shopping, das 13h às 20h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, esses pontos extras abrem às 15h e fecham às 20h.

Faça parte do Movimento Nacional Pela Vacinação e diga sim para a vacina contra a gripe. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto.

Para mais informações, acesse: www.gov.br/vacinacao.

Fonte: Brasil 61




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 573269
Usuários Online: 1943
Copyright (c) 2024 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!