https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
O mais recente Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Rio Grande do Norte, divulgado na última terça-feira, 05 de março indica que a Barragem de Oiticica, localizada no município de Jucurutu já retém 78 milhões de metros cúbicos de água, completou 100% da sua capacidade atual.
O reservatório ainda está em obras, e o volume acumulado atualmente, representa apenas 13% da sua capacidade total. Quando estiver com a sua estrutura completa, poderá armazenar 598 milhões de metros cúbicos.
Famílias de Jucurutu e outros municípios da região aproveitaram o final de semana para visitar a barragem e se banhar em suas águas.
A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, acumula atualmente 1 bilhão 341 milhões 787 mil 833 metros cúbicos. Isso representa 55,91% da sua capacidade máxima que é 2,373 bilhões de metros cúbicos.
A Barragem de Oiticica se junta a outros mananciais do Estado que já atingiram seu nível máxima de água em 2024. O Açude Público Pataxó na zona rural de Ipanguaçu está sangrando desde o dia 28 de fevereiro e Beldroega em Paraú começou a sangrar nesta última quinta-feira, dia 07.
Com capacidade para armazenar até 11 milhões de metros cúbicos de água, o Açude fica quase na porta de casa da professora aposentada Maria Antônia.
Ela tem o privilégio de ser vizinha do que define como um paraíso.
A água do Beldroega segue para o Mendubim em Assú que quando começar a sangrar irá potencializar o rio Açu nos municípios de Assú, Ipanguaçu, Carnaubais, Alto do Rodrigues e Pendências até se encontrar com a mar em Macau.