https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
Os moradores das comunidades do Porto, Picada, Itu e Lagoa de Pedras, enfrentaram dificuldades para ter acesso ao centro de Ipanguaçu por causa da enchente. Porém neste domingo, os transeuntes e populares em geral, já estão aproveitando a baixa no nível da sangria para atravessar a passagem molhada de moto com tranquilidade. No entanto, o movimento de carros de carga deverá ser evitado nesse primeiro momento porque a ponte ficou um pouco danificada pela força da correnteza. Mesmo assim, continua o movimento, com menor intensidade, de pescadores com tarrafa e redes, visitantes e banhistas.
Para o professor de História e morador da Agrovila Itu, Paulo Márcio, as cheias vêm com algumas dificuldades, mas seus benefícios são ainda maiores.
“Essa enchente do Açude Pataxó pode ser a primeira de outras ainda este ano”, disse Paulo. Para o professor, se levarmos em consideração a expectativa que se tem de um bom inverno nos meses de março e abril, e sobretudo, os reservatórios cheios, certamente teremos outras enchentes. Já de acordo com o morador da agrovila Picadas, Daniel Rodrigues, a Lagoa da Ponta Grande, localizada no Porto, está recebendo uma boa quantidade de água, beneficiando a dezenas de pescadores artesanais da comunidade do Porto e adjacências.
“Eu acredito que com a invernada de março e abril a Lagoa da Ponta Grande talvez sangre”, disse Daniel.
Fonte: Blog Ipanguaçu e o Vale