https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
Desde que iniciou a sangria na tarde da última quarta-feira, 28 de fevereiro o Açude Público Pataxó na zona rural de Ipanguaçu tem elevado a sua lâmina de sangria.
A água proveniente do reservatório está chegando a diversas outras comunidades rurais no município. Para sair e entrar em algumas localidades é necessário o uso de canoas. O Corpo de Bombeiros Militar está auxiliando na travessia.
De acordo com informação dada por Gilderlan Tavares que integra o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, moradores do Luzeiro, Cuó, Itu, Picada e Porto entre outras estão ilhados.
Nesta sexta-feira, 1º de março, o dia amanheceu com o Açude sangrando com uma lâmina de 11 centímetros e ao meio-dia segundo o Igarn, já passava dos 20.
O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte está utilizando um drone para fazer o monitoramento do Açude desde o sangradouro até a parede.
Paulo César integra o setor de monitoramento e ao lado de outro servidor do setor de segurança de barragem esteve no Açude fazendo o monitoramento aéreo no final da manhã deste primeiro dia de março.
Os dados coletados a partir do monitoramento aéreo auxiliarão nas ações de segurança dos moradores das comunidades rurais e urbanas após o Açude em Ipanguaçu.