https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
Um dos maiores e mais bonitos reservatórios hídricos do Rio Grande do Norte fica no Vale do Açu. O Açude Público Pataxó está localizado na comunidade rural que tem o mesmo nome no município de Ipanguaçu. Sua capacidade máxima de armazenamento é de 15,017 milhões de metros cúbicos de água.
Quando atinge esse limite, transborda e proporciona um dos mais belos espetáculos já vistos pelo homem.
Com as chuvas que têm banhado o Vale do Açu e proximidades, nesta quarta-feira, 28 de fevereiro Pataxó começou a sangrar e atraiu visitantes que vieram conferir de perto um dos momentos mais esperados do ano. Um morador, nos informou às 16h quando estivemos na localidade que o Açude estava com uma lâmina de sangria de 12 centímetros.
Com a sangria do reservatório chega a fartura e os pescadores aproveitam.
Construído na década de 1950, pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o Pataxó faz parte da bacia hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu. A região também integra a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório hídrico artificial do Rio Grande do Norte.
Ainda falando em recursos hídricos, no rio Açu uma passagem molhada que no trecho que liga os municípios de Assú e Ipanguaçu está parcialmente danificada devido ao aumento no nível de água.
Nesta última terça-feira (27), um caminhão caiu num buraco que se abriu sobre a referida passagem.
Mesmo assim o tráfego de carros e motos estava acontecendo, pelo menos até quarta-feira, dia 28 pela manhã.