https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
A Caern tem registrado de ontem para hoje a paralisação de alguns sistemas de abastecimento de água por interrupção no fornecimento de energia elétrica. A companhia, junto com a concessionária de energia, está com suas equipes trabalhando para solucionar cada situação. Algumas áreas são de difícil acesso para os trabalhadores, que precisam trabalhar dentro das normas de segurança.
Na capital, onde as precipitações atingiram mais de 200mm nas últimas 24 horas, o abastecimento de água na Zona Norte de Natal está parcialmente suspenso na manhã desta terça-feira (28). A falta de energia provocou a parada da Estação de Tratamento de Água de Extremoz. A Caern já acionou a concessionária de energia, que comunicou que enviaria uma equipe ao local.
Os bairros afetados são Igapó, Lagoa Azul (parcial), Pajuçara (parcial), Nossa Senhora da Apresentação, Potengi, Salinas e Redinha. Em Extremoz, o bairro afetado é Redinha Nova. E em São Gonçalo do Amarante, o conjunto Amarante, Jardim Lola, Olho D’Água dos Carrilhos e Nova Zelândia.
Logo que o problema elétrico for resolvido, a ETA Extremoz será religada, com a retomada do abastecimento. No entanto, será necessário aguardar um prazo de até 72 horas para que o fornecimento esteja completamente normalizado em todas as áreas afetadas.
Atendimento ao público em Natal
O posto de atendimento ao público do Caern Móvel localizado na Avenida Capitão Mor Gouveia, 584-A, Bom Pastor, também está com os serviços suspensos na manhã desta terça-feira (28), por interrupção no fornecimento de energia elétrica. O atendimento será retomado assim que o problema elétrico for resolvido. O funcionamento é sempre das 7h30 às 17h30.
Parnamirim tem 15 poços afetados pela oscilação elétrica
Um total de 15 poços foram afetados na madrugada desta terça-feira (28), em Parnamirim, pela oscilação elétrica ocorrida. Somente Nova Parnamirim está com abastecimento regular e não foi afetada.
A equipe da Caern está checando e trabalhando em cada poço de Parnamirim para religar. O poço de Cajupiranga teve curto-circuito e a previsão é religar o mesmo, dependendo das condições climáticas, até o início da noite de quarta-feira (29), com normalização em 24 horas, após religar o sistema de Cajupiranga.
Adutora Monsenhor Expedito
Também está parada a Adutora Monsenhor Expedito, por causa da interrupção de energia nas estações de bombeamento 1 e 3. Com isso, a suspensão no abastecimento de água afeta todas as cidades atendidas pela adutora. São elas: Barcelona, Boa Saúde, Bom Jesus, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Ielmo Marinho, Jaçanã, Japi, Lagoa D`anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes Pintadas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, Rui Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, São Bento do Trairi, São José de Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Sítio Novo e Tangará.
Oito Poços e bombeamento da Jerônimo Rosado param em Mossoró após oscilações no fornecimento elétrico
A Caern registrou a paralisação de oito poços, em Mossoró, na madrugada desta terça-feira (28), após oscilações no fornecimento elétrico. Todos os poços do lado leste da cidade deixaram de funcionar. A Companhia conseguiu religar por volta das 8h, desta terça (28), os poços 21, 22, 26, 32 e a Estação de Bombeamento II da adutora Jerônimo Rosado que envia água para vários bairros de Mossoró.
Também foi registrada a parada do poço 20 que abastece o Belo Horizonte. O mesmo já foi religado na manhã desta terça (28).
Já os poços 27 (que abastece Alto da Pelonha e o Vingt Rosado) e o 31 (que abastece Nova Mossoró e adjacências) estão parados. O poço 30, responsável pelo abastecimento do bairro Itapetinga e adjacências está em manutenção e vai ser religado até o início da tarde desta terça.
É importante que a população esteja ciente de que a Caern vem tomando todas as medidas para garantir o abastecimento de Mossoró. A Companhia está registrando as ocorrências junto à Neoenergia Cosern para identificar as causas destas interrupções que vêm prejudicando o abastecimento da segunda maior cidade do Estado.
Fonte: Caern