https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ

noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Estado

Novembro deve ter menos chuvas do que o normal no RN, aponta previsão

As poucas chuvas ocorridas no mês de outubro se concentraram nas regiões do Agreste e Leste, decorrente da chegada de restos de Frentes Frias (FF) vindas a região Sul e Sudeste do país

Publicada em 02/11/23 às 10:57h - 53 visualizações

Gustavo Varela


Compartilhe
Compartilhar a noticia Novembro deve ter menos chuvas do que o normal no RN, aponta previsão  Compartilhar a noticia Novembro deve ter menos chuvas do que o normal no RN, aponta previsão  Compartilhar a noticia Novembro deve ter menos chuvas do que o normal no RN, aponta previsão

Link da Notícia:

Novembro deve ter menos chuvas do que o normal no RN, aponta previsão
Embora o mês de outubro, assim como setembro, novembro e dezembro, seja um mês naturalmente mais seco pela climatologia, as análises apontam para a influência do fenômeno El Ñino nos resultados registrados  (Foto: Elisa Elsie/Arquivo/Governo do RN)

O mês de outubro de 2023 registrou médias de chuvas abaixo do esperado em todas as regiões do Rio Grande do Norte. A média esperada para o estado era de 8,3mm e choveu 5 mm, correspondendo a 39,3% abaixo do esperado, de acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).  

Embora o mês de outubro, assim como setembro, novembro e dezembro, seja um mês naturalmente mais seco pela climatologia, as análises apontam para a influência do fenômeno El Ñino nos resultados registrados. 

Além da diminuição maior do volume das chuvas, observamos o aumento na circulação dos ventos, um pouco acima do normal, o que dificulta mais a formação das nuvens de chuva no território”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot. 

As poucas chuvas ocorridas no mês de outubro se concentraram nas regiões do Agreste e Leste, decorrente da chegada de restos de Frentes Frias (FF) vindas a região Sul e Sudeste do país. 

Para o mês de novembro e dezembro, o meteorologista afirma que “a condição deverá permanecer a mesma, com poucas chuvas com a intensificação do fenômeno El Ñino, tendo provavelmente seu ápice em janeiro de 2024”. 

O fenômeno El Ñino corresponde a uma anomalia nas temperaturas nas águas do oceano Pacífico (aquecidas acima do normal) na área equatorial, podendo causar seca de diversas intensidades no Norte e Nordeste brasileiro, aumento da temperatura e chuvas acima do normal nas demais regiões do país.  

Volumes médios esperados/ Volumes médios observados 

Região Oeste- 4,1mm/ 0,2mm 

Região Central- 3,1mm/0,6mm 

Região Agreste- 6,4mm/2,8mm 

Região Leste- 19,5mm/16,5mm 

Estado - 8,3mm/ 5,00mm 

Fonte: Portal da Tropical 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 573155
Usuários Online: 1831
Copyright (c) 2024 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!