https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou, de 16 a 22 de outubro, da terceira edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, capital federal. Com o tema “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”, o evento buscou trazer novas perspectivas a partir do intercâmbio de informações e ideias e da partilha de conhecimento.
A programação contou com atividades que divulgaram e ampliaram o conhecimento do público sobre a educação profissional e tecnológica (EPT), além da realização de seminários, exposição de projetos e pesquisas das instituições participantes, também sendo desenvolvidas oficinas e apresentações culturais.
O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, que esteve presente, destacou a importância do evento:
“A terceira Semana de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, é uma oportunidade de nossos alunos e nossas alunas apresentarem ações que envolvem a Pesquisa e a Extensão. Os projetos expostos são apenas uma parte da trajetória que nossos estudantes iniciaram ainda na sala de aula de nosso Instituto. Assim, podemos enxergar o poder que o ensino, a pesquisa e a extensão exercem na vida dos estudantes da Rede Federal”.
Participação do IFRN
O IFRN foi representado pela comitiva composta por servidores e estudantes do Instituto. Uma delas foi a discente Debora Larissa, do Curso Superior de Engenharia Sanitária e Ambiental, do Campus Natal-Central. Ela conta que essa foi “uma experiência muito enriquecedora para mim, como estudante do IFRN e profissional, e vou levar sempre comigo. Pude desenvolver mais minhas habilidades de comunicação com público”, disse a estudante, afirmando que a participação na SNEPT ainda lhe possibilitou o intercâmbio de ideias com outros institutos federais.
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFRN, setor responsável pelas políticas de extensão do Instituto, também esteve presente no evento, representado pela servidora Gabriela Bruno, que fez um balanço das apresentações: “Durante o evento, foi possível entrar em contato com projetos e pessoas de diversas partes do Brasil, com diferentes experiências, o que enriqueceu o conhecimento e inspirou para futuros trabalhos, proporcionando um espaço valioso para os estudantes mostrarem seus projetos e habilidades, promovendo um ambiente de aprendizado e troca de experiências. A atividade demonstrou o comprometimento do IFRN com as ações de Pesquisa e de Extensão, além de fortalecer nossa rede de contatos e parcerias para o benefício de todos os envolvidos”, afirmou Gabriela.
Pesquisa e Inovação
Incentivar o conhecimento científico e proporcionar aos estudantes a possibilidade de desenvolver o saber científico é uma das missões do IFRN, Rafael Passos, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi), fala sobre o desempenho no evento: “A resposta que recebemos durante o evento foi muito satisfatória. Nosso estande foi visitado por um grande número de pessoas, desde estudantes de outros institutos até representantes do setor produtivo. A interação com outros estudantes de institutos de todo o país enriqueceu nossas perspectivas, proporcionando oportunidades de aprendizado e troca de experiências valiosas. Além disso, a conexão com o setor produtivo foi um dos pontos altos do evento. Empresas interessadas em colaborar com o desenvolvimento dos projetos dos nossos alunos se aproximaram, o que abre portas para futuras parcerias e possibilidades concretas de aplicação prática das inovações que estamos desenvolvendo”.
Transformando perspectivas
Poder representar a instituição de ensino em outro estado, viajando milhares de quilômetros, para muitos, é uma possibilidade distante, assim como era para o estudante Elisson Rodrigues, do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus São Gonçalo do Amarante. O jovem relata como foi a experiência de poder participar da sua primeira apresentação a nível nacional: “Foi algo inovador e que me fez mostrar para o público os resultados do projeto Fillet. Ver que as pessoas de fato gostaram do resultado é recompensador”, disse o estudante.
ReciclAmar
O Projeto de Extensão ReciclAmar e APC Cabo de São Roque: em busca de uma solução para a problemática do plástico para a proteção da Tartarugas Marinhas é desenvolvido no Campus Natal-Central. Jully Kalyann, estudante do Programa de Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais, apresentou a ação na III SNEPT: “Nunca imaginei que teria a chance de participar dessa iniciativa, e, além de apresentar nosso trabalho com orgulho, tive a oportunidade de explorar novas culturas e conhecimentos, enriquecendo minha bagagem cultural e intelectual”.
Ensino Profissional e Tecnológica
A modalidade educacional tem a finalidade de preparar os jovens para o exercício de profissões, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade. Ela abrange cursos de qualificação, técnicos, tecnológicos e de pós-graduação, organizados de forma a propiciar o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos.
Fonte: IFRN