https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ

noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Estado

Aproximadamente 100 pontos no Canal do Pataxó estão precisando de manutenção

Reunião trata da situação estrutural do Canal do Pataxó

Publicada em 23/05/23 às 21:20h - 73 visualizações

Gustavo Varela


Compartilhe
Compartilhar a noticia Aproximadamente 100 pontos no Canal do Pataxó estão precisando de manutenção   Compartilhar a noticia Aproximadamente 100 pontos no Canal do Pataxó estão precisando de manutenção   Compartilhar a noticia Aproximadamente 100 pontos no Canal do Pataxó estão precisando de manutenção

Link da Notícia:

Aproximadamente 100 pontos no Canal do Pataxó estão precisando de manutenção
O Igarn realizará a medição da vazão no ponto final do canal, conhecido como Bico do Pato  (Foto: ASCOM/SEMARH)

Uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (22) tratou sobre a problemática da estrutura do canal do Pataxó e os riscos de comprometimento no abastecimento hídrico. Participaram do encontro representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos hídricos (Semarh), do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH-PPA), da empresa Licerta, prestadora de serviços no Canal, e dos agricultores da região, mantendo um caráter democrático e participativo.   

Atualmente o Igarn possui 24 usuários de água cadastrados que usam águas advindas do canal do Pataxó, com finalidades de uso para a irrigação e carcinicultura. O canal do Pataxó serve de captação para a Adutora Sertão Central Cabugi, que abastece oito cidades e comunidades de Santana do Matos (Mulungu, Santa Maria, Tapuia e São José da Passagem). Além de Cachoeira do Sapo no município de Riachuelo.   

Durante o encontro a empresa Licitar informou que existem, atualmente, aproximadamente 100 pontos com necessidade de manutenção na estrutura do canal. Diante do exposto, foi definido que será realizada a atualização da comissão que trata da situação do Canal do Pataxó; o Igarn realizará a medição da vazão no ponto final do canal, conhecido como Bico do Pato, bem como nas proximidades de possíveis pontos de captação,    a fim de compreender qual a vazão necessária para a manutenção do abastecimento sem comprometimento da obra.  

Definiu-se também que a Semarh e o Igarn realizarão a defluência para o Rio Pataxó, através da Barragem Pataxó e a medição de vazão, visando suprir a demanda dos usuários atendidos atualmente pelo canal. A Semarh, Caern e a empresa responsável pelo Canal, realizarão a verificação da estrutura danificada para programar as devidas manutenções.  

Histórico da problemática   

No dia 12 de maio de 2023 foi enviado um ofício, através do CBH-PPA, seguindo deliberação da comissão de acompanhamento de Alocação de ARG, ao IGARN, solicitando o aumento da vazão do Canal do Pataxó de 450 l/s para 1.300 l/s.  

No dia 18 de maio de 2023 a equipe técnica do setor realizou a atividade, de acordo com a solicitação. No entanto, no dia seguinte, 19 de maio de 2023, o Instituto foi informado sobre a problemática da estrutura do canal, e os riscos de comprometimento no abastecimento hídrico.  

Por consequência da histórica falta de manutenção, nas proximidades da válvula de regulação existe um trecho de vazamento crítico, o qual apresenta risco de rompimento à estrutura do canal, que pode ser agravado pelo aumento da vazão na data supracitada.  

Fonte: Igarn 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 574129
Usuários Online: 1927
Copyright (c) 2024 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!