https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
O curso de Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (EMAA), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), prorrogou, nesta terça-feira (16), as inscrições para ingresso em sua turma inaugural. Agora, os interessados têm até o dia 12 de junho para efetuar a inscrição.
A retificação do Edital nº 001/2023 também prevê o adiamento do processo seletivo, o qual deverá ser iniciado no dia 13 de junho e concluído em julho. As aulas, por sua vez, estão previstas para começarem no dia 5 de agosto.
Em formato de Educação a Distância (EAD), a pós-graduação é voltada a professores de todos os níveis de ensino e é fundamentada no modelo de Educação 4.0 – que incorpora a importância da participação ativa dos estudantes.
As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmica (Sigaa), onde o candidato deve buscar por “Metodologias Ativas” e solicitar a participação no processo seletivo da pós-graduação, além de anexar os documentos solicitados no edital.
Serão ofertadas 110 vagas, sendo 80 destinadas para a ampla concorrência e 10 para o atendimento de pessoas negras (pretas ou pardas) e indígenas.
Outras 10 são para pessoas com deficiência – transtorno do espectro autista e outras – e mais 10 são para capacitação interna de servidores da UFRN. A taxa de inscrição é de R$ 50.
Especialização
Para a formulação da nova especialização (vídeo de apresentação aqui), os docentes do IMD lançaram mão tanto de conhecimentos e processos de Tecnologia da Informação (TI) como da experiência bem-sucedida do seu Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PpgITE).
A grade curricular da EMAA hoje é composta por 12 módulos com carga horária de 30h, dentre eles: Aprendizagem Criativa, Aprendizagem Híbrida e Móvel, Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos, Storytelling na Educação e Gamificação na Educação.
O curso dura 18 meses, com aulas síncronas e assíncronas, podendo ser feito por profissionais de qualquer lugar do Brasil e do mundo.
Mais informações sobre o funcionamento da pós-graduação podem ser acessadas no seu site ou no canal do Telegram.
Fonte: ASCOM - IMD/UFRN