https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
O Governo do Estado através do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares e periodicamente divulga relatórios com dados atualizados sobre o volume hídrico neles contido. O mais recente Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, foi divulgado terça-feira, 07 de março e indica que as reservas hídricas superficiais totais do estado acumulam 42,97% da sua capacidade total, que é de 4 bilhões 376 milhões 444 mil 842 metros cúbicos.
Isso corresponde um acréscimo em comparação com o mesmo período do ano passado quando a marca era de 38,97%.
Em se tratando da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório hídrico artificial do Rio Grande do Norte localizado no Vale do Açu soma atualmente 1 bilhão 182 milhões de metros cúbicos de água.
Percentualmente isso representa 49,82% da sua capacidade total, que é de mais de 2 bilhões 373 milhões de metros cúbicos. Embora corresponda a pouco menos da metade do volume total a reserva hídrica atual ultrapassa a registrada no mesmo período de 2022.
Naquela ocasião o reservatório acumulava 1,088 bilhão de metros cúbicos, equivalentes a 45,85% da sua capacidade total.