https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
A Coordenação de Acesso Discente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Cadis/IFRN) divulgou a lista de candidatos convocados para aferição de heteroidentificação, seguindo o cronograma do processo seletivo do Exame de Seleção 2023, regido pelo Edital nº 40/2022.
Na última sexta (20), também foi divulgada a lista informando local, data e hora para a aferição de heteroidentificação dos candidatos.
A aferição será realizada no Campus Ipanguaçu na Sala de Reuniões (sala 119), das 8h às 10h do dia 25/02 (quarta-feira) para os candidatos do curso técnico em Agroecologia, das 13h às 15h do dia 25/01 (quarta-feira) para os candidatos do curso técnico em Meio Ambiente, e das 8h às 10h do dia 26/02 (quinta-feira) para os candidatos do curso técnico em Informática.
Heteroidentificação
A autodeclaração de estudantes como negras/negros ou indígenas, realizada no ato da inscrição do processo seletivo, será confirmada através de um procedimento de heteroidentificação, realizado por uma comissão responsável pela validação das informações apresentadas. A operação ocorre de acordo com resolução específica, aprovada pelo Conselho Superior do Instituto (Consup/IFRN).
Conforme indicado no Edital, a aferição de cor/etnia negra (preta ou parda) não se refere à apresentação de documentos, como Certidão de Nascimento, ou à ascendência de cada candidata/candidato, ou seja, quem são seus pais, avós ou bisavós. A confirmação ocorrerá, porém, e tão somente, conforme as características físicas do próprio candidato. Esse processo seguirá ritos específicos, descritos no documento. Entre eles: o preenchimento e entrega, no momento da aferição, do formulário de autodeclaração e autorização de imagem, conforme os anexos VIII e IX do Edital.
Agendada para acontecer entre os dias 23 de janeiro e 1º de fevereiro de 2023, cada participante – perante a Comissão Local de Heteroidentificação deverá realizar os seguintes procedimentos:
• Se posicionar de frente para a câmera;
• Responder aos seguintes questionamentos: “Você confirma a sua autodeclaração como candidato preto ou pardo?”;
• “Você autoriza a gravação em vídeo e uso das imagens do procedimento de heteroidentificação pelo IFRN?”;
• Mostrar o dorso de ambas as mãos para a câmera, conforme for orientado;
• Fazer os movimentos para visualização dos perfis de seu rosto, conforme for orientado; e
• Assinar declaração de comparecimento. Para segurança e integridade do procedimento, todo o processo de aferição será gravado e as imagens permanecerão sob a guarda do IFRN.
Em caso de dúvidas, o candidato ou candidata poderá consultar o Edital do processo seletivo ou entrar em contato pelo e-mail: inscricoesifrn@funcern.br; ou por mensagem, através do número de WhatsApp: (84) 99670-5522.
Fonte: IFRN