https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ

noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Esporte

ABC é denunciado por omissão e escalação irregular de jogador na Série C

O ABC foi denunciado no Art. 214 do CBJD que prevê perda de pontos e multa financeira

Publicada em 14/01/25 às 16:50h - 5 visualizações

Gustavo Varela/Assú Todo Dia


Compartilhe
Compartilhar a noticia ABC é denunciado por omissão e escalação irregular de jogador na Série C  Compartilhar a noticia ABC é denunciado por omissão e escalação irregular de jogador na Série C  Compartilhar a noticia ABC é denunciado por omissão e escalação irregular de jogador na Série C

Link da Notícia:

ABC é denunciado por omissão e escalação irregular de jogador na Série C
denúncia foi liberada pela Procuradoria do STJD na noite desta segunda-feira (13) e ainda não tem data para julgamento em primeira instância  (Foto: Rennê Carvalho/ABC FC)

O ABC foi denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) por omissão antidesportiva nos casos de escalação irregular do lateral-direito Yuri Ferraz, na Série C do Campeonato Brasileiro de 2024, defendendo a equipe do Caxias/RS, que também foi denunciada pela irregularidade. Assim como o clube gaúcho, o ABC também foi enquadrado pela irregularidade na escalação do atleta.

Yuri Ferraz foi enquadrado por conduta antidesportiva e os árbitros Felipe Gonçalves Paludo e Wanderson Alves de Souza por deixarem de cumprir suas obrigações. A denúncia foi liberada pela Procuradoria do STJD na noite desta segunda-feira (13) e ainda não tem data para julgamento em primeira instância.

O caso teve origem após o recebimento de Notícia de Infração apresentada pelo Sampaio Corrêa/MA e pela Aparecidense/GO. A denúncia relata que o jogador atuou em quatro partidas pelo ABC na Série C, e se transferiu para o Caxias/RS, onde atuou em mais oito oportunidades, violando o artigo 10 do Regulamento Específico da Competição (REC).

Segundo o item do regulamento, o atleta só pode ser inscrito por outro clube se tiver atuado em um número máximo de três partidas pelo clube de origem. No caso, Yuri Ferraz atuou pelo ABC em quatro jogos: Ferroviária/SP, Athletic/MG, Londrina/PR e Ferroviário/SP. Porém, na súmula da partida contra o Athletic/MG, não consta a entrada do jogador.

Ouvido pelo auditor processante do inquérito, o jogador confirmou ter realizado quatro jogos pelo ABC e não ter conhecimento do artigo 10 e do número máximo de partidas disputadas. Já o árbitro Felipe Gonçalves, admitiu o possível equívoco cometido pela equipe de arbitragem ao lavrar a súmula.

A Procuradoria destacou ainda que não há como negar que os representantes do ABC tinham pleno conhecimento do regulamento da Série C e do número de partidas em que o atleta Yuri Ferraz atuou, cometendo o clube uma omissão antidesportiva criando com seu comportamento o risco do resultado proibido e, posteriormente, concretizado com a escalação irregular do seu ex-atleta no Caxias. Nesse sentido, a Procuradoria enquadrou o ABC também no artigo 214 do CBJD, combinado com o artigo 156”, disse o STJD no site oficial.

O artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (STJD) prevê punição de perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independente do resultado da partida, prova ou equivalente e multa de R$ 100,00 a R$ 100.000,00.

Em contato com a reportagem da TRIBUNA DO NORTE, o Departamento Jurídico do ABC informou que o clube não irá se posicionar, por enquanto, e não recebeu nada oficialmente sobre a denúncia da Procuradoria do STJD.

Fonte: Tribuna do Norte




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 855761
Usuários Online: 32
Copyright (c) 2025 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!