https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
Gabriel Bortoleto fez história ao conquistar o título da Fórmula 2, neste domingo (08), em Abu Dhabi, última prova da temporada.
O piloto brasileiro terminou a corrida em 2º lugar, mas a confirmação do título foi tranquila, já que seu rival na luta pela taça, o francês Isack Hadjar, ficou com o carro travado na largada e precisou ir para os boxes. Devido ao problema, o piloto francês caiu para o último lugar e não conseguiu pontuar.
O paraguaio Joshua Durksen chegou em 1º na pista de Abu Dhabi.
Gabriel Bortoleto foi para a corrida em Abu Dhabi com 296,5 pontos, contra 292 do francês Isack Hadjar, vice-líder.
Após o carro do rival travar logo na largada, o piloto brasileiro fez uma prova tranquila para garantir o pódio, chegando na segunda posição e garantindo o título da Fórmula 2 com 214,5 pontos.
Brasil na Fórmula 1
Gabriel Bortoleto representará o Brasil na Fórmula 1 nos próximos anos. No dia 6 de novembro, o jovem de 20 anos foi anunciado como piloto da Stake Sauber depois de ter assinado um contrato de múltiplos anos.
Tratado como uma das grandes joias do automobilismo mundial, Bortoleto será o primeiro brasileiro a competir na principal categoria do esporte desde Felipe Massa, em 2017, pela Williams.
Em 2025, após longas negociações, a Sauber optou por mudar os seus dois pilotos. Além de Gabriel Bortoleto, o alemão Nico Hulkenberg, da Haas, também correrá pela equipe na próxima temporada. Por outro lado, o finlandês Valtteri Bottas e o chinês Guanyu Zhou deixarão o grid.
Carreira
Antes de chegar à Fórmula 1, Bortoleto teve que se destacar no kart e, na sequência da carreira, brilhou na Fórmula 3 e na Fórmula 2.
Em 2019, o brasileiro terminou o Campeonato Mundial de Kart na terceira posição, o que despertou grande atenção dos empresários e donos de equipe. No ano seguinte, em 2020, Gabriel iniciou a trajetória nos carros de fórmula.
Com uma nítida evolução a cada temporada, Bortoleto foi campeão da Fórmula 3 no ano passado pela Trident, com 164 pontos. Durante o ano, ele subiu ao pódio seis vezes e conquistou duas vitórias.
O título da Fórmula 2 em 2024 coroa a ascensão do piloto brasileiro.
Mudanças na Sauber
Vale ressaltar que, em 2026, a Sauber vai se transformar em Audi F1 Team. Em março deste ano, os suíços compraram 100% da montadora alemã e prometem muita competitividade na Fórmula 1.
Fonte: CNN Brasil