https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
Os programas “Proaaqua” da Ufersa e “Nadar Mais” da UERN, em parceria com as Universidades, estão promovendo o III Campeonato de Natação do Oeste Potiguar – Troféu Adriano Lima. O evento será composto por três etapas em 2024, duas em Mossoró e uma em Assú. A primeira etapa ocorrerá no dia 03 de agosto (sábado) na piscina da Ufersa – Mossoró, com provas dos nados livre e costas, abrangendo categorias do Mini-Mirim (<5 anos) ao Master (20+).
Todas as crianças das categorias Mini-Mirim, Pré-Mirim e Mirim receberão medalhas de participação, incentivando o aspecto lúdico além do competitivo. O campeonato contará com nadadores federados e não federados, incluindo atletas que já participaram de Campeonatos Brasileiros e foram medalhistas em campeonatos estaduais e regionais promovidos pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
O Campeonato de Natação do Oeste Potiguar visa promover a integração entre nadadores, professores e técnicos que desenvolvem a natação na região. Além disso, busca contribuir para a divulgação da modalidade esportiva no interior do Rio Grande do Norte e proporcionar oportunidades para o surgimento de novos talentos. Outro objetivo é divulgar os cursos de graduação das Universidades Públicas de Mossoró para as crianças e, especialmente, para os adolescentes que participarão do evento.
O professor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, coordenador do Proaaqua/Ufersa, destacou que em 2022 o campeonato teve uma média de 250 nadadores inscritos por etapa, além da grande presença de familiares das crianças e adolescentes durante o evento.
O professor Adalberto Veronese, coordenador do Programa Nadar Mais da UERN, ressaltou que o homenageado do Campeonato deste ano será o nadador potiguar Adriano Gomes de Lima, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Atenas em 2004. Sua presença irá engrandecer o evento.
Para mais informações sobre o Campeonato e sobre os projetos de extensão em natação da Ufersa e da UERN, acesse @proaaquaufersa e @ladauern ou visite o link: linktr.ee/proaaquaufersa.
Fonte: Ufersa