https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
Os Jogos Pan-americanos estão de volta ao Peru. Depois de uma bem-sucedida edição em 2019, a capital peruana receberá novamente, depois de seis anos, a maior competição multiesportiva das Américas. A decisão foi tomada nesta terça-feira, dia 12, pela Assembleia Geral da Panam Sports, através de uma eleição. Com 28 votos, Lima superou Assunção, capital do Paraguai.
“Quero destacar a transparência do processo e a irmandade de ambas as nações que competiram de forma saudável pelo direito de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2027. Quero parabenizar Lima, o Comitê Olímpico Peruano e seu presidente Renzo Manyari, e todo o Peru por esta tremenda conquista. Há alguns anos fizeram vibrar um continente inteiro e hoje, com mais experiência e uma infraestrutura espetacular, querem repetir ou melhorar o sucesso alcançado em 2019”, disse o presidente da Panam Sports Neven Ilic.
Os Jogos Pan-americanos de Lima trazem ótimas recordações para o esporte brasileiro. Pela primeira vez desde São Paulo 1963, o Brasil terminou o evento em segundo lugar no quadro geral de medalhas, com um total de 169 (54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes), atrás somente dos Estados Unidos. Ao todo, 41 modalidades conquistaram medalhas em Lima, sendo que 22 ganharam ao menos um ouro. Quatro anos depois, em Santiago, o Time Brasil voltou a superar esse recorde histórico ao conquistar 205 medalhas, sendo 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes.
Fonte: Tribuna do Norte