https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
Estreando em uma nova categoria, mais pesada, o potiguar Júnior França conquistou a prata na Copa do Mundo de Halterofilismo, em Dubai, nos Emirados Árabes. O paratleta da Sadef fez a melhor marca da carreira, 171kg. O ouro ficou com o iraniano Mohsen Bakhtiar (196kg) e o bronze com o argelino Aymen Khodja (162kg).
“Não foi fácil subir dos 54 pros 59kg, por isso também fiquei muito satisfeito com meu resultado nessa estreia de categoria. Agora é treinar mais para subir pelo menos mais uma posição no Ranking pra Paris”, diz Júnior. Atualmente, ele é o 9° na classificação que define os paratletas que vão para os Jogos Paralímpicos. Os 08 primeiros tem vaga garantida.
A Copa do Mundo foi a penúltima competição internacional da Seleção Brasileira antes dos Jogos Paralímpicos de Paris. Em junho, dos dias 20 a 26, ainda haverá uma etapa da Copa do Mundo em Tbilisi, na Geórgia (anteriormente programada para a cidade de Manchester, na Inglaterra).
Maria Rizonaide
Outra potiguar participante da disputa já havia conquistado o Bronze na disputa da categoria até 50kg. A medalha veio com um levantamento de 97kg em sua primeira tentativa. A chinesa Yi Wei Fez a maior marca da prova, de 110kg, e ficou com o ouro, enquanto a uzbeque Akidakhon Akhtamova suportou 103kg e ganhou a prata.
Com o resultado, a potiguar aumentou em dois quilos sua marca no ranking Mundial de acesso aos Jogos Paralímpicos de Paris. Antes, ela tinha 95kg, também erguidos em Dubai, em dezembro de 2022. O campeonato é etapa obrigatória para os halterofilistas que buscam se qualificar para Paris 2024.
Fonte: Tribuna do Norte