https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
A festa de premiação das campeãs gerais e Atletas e Técnicos Ouro dos 51° Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs) ocorreu na noite de ontem (13) no auditório da Escola de Governo. Comissão técnica, atletas, amigos e familiares lotaram o espaço para participar da festa promovida pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação da Cultura do Esporte e do Lazer, através da Subsecretaria do Esporte e Lazer.
O Colégio Marista, de Natal conquistou o troféu de campeão geral da competição. Em segundo lugar, ficou o Colégio Diocesano, de Mossoró. A Escola Tarcísio Maia, de Pau dos Ferros, conquistou o troféu de Escola Estadual com melhor desempenho na competição. Além das escolas premiadas, 112 atletas e 48 técnicos, receberam a comenda Ouro por terem se destacado entre os melhores atletas nas suas respectivas modalidades.
Em seu discurso, o subsecretário estadual do esporte e lazer, Cezinha Nunes, fez questão de agradecer a todos os que colaboraram para o sucesso alcançado pelos JERNS, inclusive as instituições privadas e públicas. A subsecretaria reservou troféus a serem entregues a esses colaboradores e premiou de forma especial a escola União do Povo, pela parceria na realização da competição para que os atletas do interior pudessem serem alojados no Caic, local de funcionamento da escola.
“A gestão dessa instituição precisou organizar sua grade curricular inteira para ceder seu espaço físico, aos estudantes/atletas que vieram do Interior, com o cuidado de não prejudicar seus próprios alunos”, ressaltou Cezinha.
A secretária estadual de educação, Socorro Batista, foi representada na cerimônia, pelo subsecretário Flaubert Torquato. Ele destacou o trabalho dos que fazem a subsecretaria do esporte e lazer como fator importante para o sucesso do evento. Também fez questão de ressaltar a importância da interiorização e da participação de quase 100% das escolas públicas desde a primeira fase do evento.
“Temos orgulho de dizer que as escolas estaduais que quiseram participar dos JERNs puderam contar com todo o apoio da Secretaria de Educação, através da subsecretaria de esporte e lazer”, frisou Flaubert.
Ao todo foram distribuídos 675 troféus nas etapas regionais e 224 troféus na etapa final, além das conquistas de medalhas de ouro, prata e bronze que resultaram em 19.500 nas etapas regionais e 4.200 na etapa final.
De acordo com o Coordenador de Desporto Escolar da SEEC-RN/SEL professor João Pessoa, quase 5.500 atletas de mais de 500 unidades de ensino, privadas e públicas, de Natal e do Interior, participaram da fase final dos JERNs em Natal, acompanhados por mais de 500 técnicos e quase 400 assistentes.
Os finalistas foram os vencedores das seletivas que ocorreram em todas as 16 DIRECS do Estado. Para as finais em Natal, o governo do Estado disponibilizou a estrutura para as competições incluindo 33 locais de provas. Os competidores que residem a mais de 70 km da Capital, tiveram direito infraestrutura envolvendo alojamento, alimentação e traslado para os locais de competições. Os atletas, técnicos e assistentes, ficaram alojados no CAIC de Lagoa Nova, com direito a café, almoço e jantar, durante toda a estadia.
Cezinha Nunes, lembra que o desafio este ano envolveu quatro competições no mesmo período.
“Com o empenho de uma equipe técnica afinada e dedicada, conseguimos que o Rio Grande do Norte brilhasse, ao mesmo tempo, nos JERNS, JERNINHOS, Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub 17 e nas Paralimpíadas Escolares”, comemora.
A Fase Final dos JERNs 2023 contou com 23 modalidades esportivas, individuais e coletivas (masculino e feminino) divididos em três blocos. No primeiro: Atletismo, Fut Society, Karate, Voleibol, Capoeira e Tênis de Mesa. No segundo: Basquete, Fut Areia, Handebol, Jiu Jitsu, Judô, Natação, Taekwondo, vôlei de Praia e Xadrez. E no terceiro: Badminton, Futebol, Futsal, Surf e Wrestling.
Fonte: Tribuna do Norte