https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
Em reunião na tarde desta segunda-feira (07) na sede da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, o presidente José Vanildo recebeu os representantes dos clubes participantes do Campeonato Potiguar 1ª Divisão 2023 para discutir novas propostas para a disputa.
O advogado e presidente do Santa Cruz, Lupércio Segundo, foi o responsável por ler a proposta do novo sistema de disputa.
A fórmula foi elaborada com participação popular, sugerida por dois torcedores,o estudante de jornalismo Zidney Marinho e seu irmão, o professor de Matemática Zyure Marinho. A proposta foi aprovada pelos representantes dos clubes da 1ª Divisão.
Na primeira fase, os oito clubes serão divididos em dois grupos, com 4 clubes cada. Os grupos foram definidos em sorteio, realizado durante a reunião. Os integrantes do Grupo A enfrentam os integrantes do Grupo B em jogos de ida e volta. Os dois melhores pontuadores se classificam.
Já a segunda fase será um quadrangular, todos os clubes jogam entre si também em jogos de ida e volta. As duas equipes com melhor aproveitamento irão decidir o Campeonato em dois jogos na final.
Quem somar mais pontos nas duas fases, tem a vantagem de decidir em casa. Os dois últimos colocados disputarão em ida e volta para definir quem cai para o rebaixamento.
O início do campeonato está marcado para o dia 11 de janeiro e deve ir até a data provável de 12 de abril, com 16 datas.
O presidente José Vanildo comentou que a mudança deve tornar o campeonato mais dinâmico ao mesmo tempo em que atende as necessidades dos clubes, reduzindo os gastos.
“O formato respeita a realidade econômica dos clubes e um conjunto de necessidades, inclusive os compromissos no calendário nacional. Clubes como ABC e América conseguiram acessos neste ano e terão calendários mais longos, outros clubes que vão disputar o calendário regional, e nós precisamos apoiar. Quando eles crescem, nós crescemos junto”, ressaltou.
Ele lembrou ainda, que o projeto mais curto será mais acessível ao torcedor.
“O projeto retorna a possibilidade de acreditar na importância do futebol como uma ferramenta que gera emprego, renda e emoção ao torcedor”, comentou.
Os grupos ficaram assim definidos:
Grupo A:
ABC, Potyguar de Currais Novos, Santa Cruz e o Campeão da 2ª Divisão
Grupo B:
América, Potiguar de Mossoró, Globo e Força e Luz
Fonte: Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF)