https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
A Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIC) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), promoveu na última quinta-feira (14) o Webinário do Concriz. O evento foi destinado aos servidores interessados em conhecer e implementar o robô Concriz, ferramenta de automação projetada para otimizar tarefas repetitivas no Processo Judicial eletrônico (PJe).
Promovido em formato virtual, o encontro contou com a participação de inscritos de diversas unidades do TJRN e foi marcado por apresentações e demonstrações que destacaram o impacto do Concriz na produtividade e celeridade processual. A abertura do evento foi realizada pelo juiz auxiliar da Presidência, Diego Cabral, que ressaltou a importância da inovação no Poder Judiciário potiguar.
O magistrado apresentou dados sobre a economia de tempo proporcionada pela automação promovida pelo sistema. Ele destacou que, com o Concriz, por exemplo, a execução de 353 tarefas do “Certificar Trânsito” requer 7h44 a menos que o processo manual. Além disso, o juiz auxiliar da Presidência apresentou o ranking do programa “TJ + Produtivo” do GPSJUS, evidenciando o bom desempenho das comarcas que utilizam a ferramenta.
Durante o webinário, o servidor Guilherme Saldanha, responsável pela idealização do robô, apresentou como surgiu a iniciativa. “Inicialmente batizado de ‘Oppus’, o protótipo foi apresentado à comarca de Assú e, posteriormente, institucionalizado pelo TJRN, recebendo o nome de Concriz”.
Na sequência, Michelle Cavalcante, da equipe de gestão do DPJe, detalhou o processo evolutivo da ferramenta e destacou o atual momento de expansão, incentivando os servidores a adotarem o sistema para agilizar tarefas rotineiras.
A apresentação técnica ficou a cargo do servidor Saturnino Nogueira, que demonstrou as principais funcionalidades do sistema Concriz, incluindo ações como envio de remessa para o TJRN (Apelação), certificação de trânsito em julgado, geração de atos ordinatórios genéricos, certificação de decurso de prazo e arquivamento definitivo. Complementando a parte prática, Ismael Izidio, analista do DPJe, apresentou as telas do módulo Admin, que permite gerenciar as atividades do robô.
Experiências práticas e próximos passos
O evento dedicou momento aos depoimentos de Marcus César, Lilian Bezerra, Raimundo Duarte e Glécia Francinete. Os participantes relataram suas experiências positivas com a ferramenta e os benefícios observados no dia a dia de trabalho.
Para encerrar o evento, Michelle Cavalcante apresentou os próximos passos para a expansão do robô e orientou os interessados sobre como aderir à ferramenta, destacando o apoio disponível para a implementação.
O Webinário Concriz reforça o compromisso da SETIC em promover inovações tecnológicas que impactam positivamente a eficiência do Judiciário potiguar.
Fonte: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte