https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) iniciou, nesta última segunda-feira (04), o serviço itinerante de avaliação de condutores em cidades do interior do Rio Grande do Norte. As equipes de examinadores estarão em 32 municípios durante o mês de novembro, realizando a avaliação dos candidatos à CNH na etapa final do processo de habilitação: o exame prático de direção veicular.
Já nesta terça-feira (05), os testes foram aplicados nas cidades de Nova Cruz e Passa Fica, no Agreste Potiguar.
A programação segue contemplando os seguintes municípios: Canguaretama e Goianinha (06); Arês e Goianinha (07); João Câmara, Extremoz e Parnamirim (08); Parnamirim (09); Alto do Rodrigues e Macau (11); Assú (12); Angicos e Lajes (13); Jucurutu e Florânia (14); Patu e Alexandria (18); Pau dos Ferros (19); São Miguel e Umarizal (21); Apodi e Caraúbas (22); Acari e Currais Novos (25); Lagoa Nova e Cerro Corá (26); Jaçanã e Santa Cruz (27); Parelhas e Caicó (28); e o mês será finalizado em Jardim do Seridó e Caicó (29).
Os examinadores do Detran/RN avaliam candidatos à primeira habilitação e também aqueles que já possuem CNH e desejam mudar a categoria do documento para conduzir outros tipos de veículos. Os exames abrangem as seguintes categorias: ACC (ciclomotor), A (motocicletas), B (carros, picapes, utilitários e vans com lotação de até oito pessoas), C (veículos motorizados para transporte de carga com peso total superior a 3,5 toneladas), D (para o transporte de passageiros em veículos com lotação superior a 8 pessoas) e E (veículos com combinações cujo peso bruto total seja superior a 6 toneladas e com lotação superior a 8 passageiros).
O exame prático de direção tem como principal objetivo avaliar se o candidato possui a habilidade necessária para conduzir um veículo de forma segura, eficiente e responsável. Isso envolve a capacidade de operar o veículo, a atenção ao ambiente de trânsito, o domínio das manobras e o cumprimento das regras de trânsito.
A prova prática é a última etapa para que o cidadão tenha direito à CNH. Para atender essa demanda de maneira eficiente, o Detran realiza mensalmente o trabalho itinerante no interior do Estado, visitando cidades polos e municípios vizinhos, de forma que o cidadão não precise se deslocar até a capital ou outra unidade do Detran, onde há a aplicação diária dos testes.
De acordo com dados levantados pelo Setor de Estatística do Detran/RN, de janeiro a setembro deste ano, já foram realizados 64.776 exames práticos de direção no RN. Desses, 44.710 candidatos foram aprovados e 20.066 foram considerados inaptos.
A notícia é da Assessoria de Comunicação Detran/RN.