https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
Somente em um fim de semana, o Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBM-RN) registrou a ocorrência de 24 incêndios florestais nas cidades de Assú, Apodi, Mossoró e Pau dos Ferros. Essas ocorrências chamam a atenção para a necessidade do reforço nas medidas de segurança, principalmente quando as chamas se propagam na direção da rede de energia elétrica. A Neoenergia Cosern preparou um guia com orientações para evitar queimadas, que ocorrem mais comumente nos meses mais quentes do ano e com maior incidência de ventos, como agosto, às margens de rodovias, áreas rurais e canaviais.
Provocados de forma intencional ou acidental pelo homem ou pela combinação de calor, baixa umidade e os ventos fortes desse período, as queimadas acendem o alerta para as equipes de plantão da Neoenergia Cosern.
Além do risco à vida e de acidentes graves com queimaduras severas, as chamas podem atingir a rede elétrica, danificar cabos e estruturas e provocar interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Queimar lixo doméstico em quintais ou em frente de casa, devido a possibilidade do fogo se espalhar pela vegetação seca das proximidades e atingir a rede elétrica é uma das práticas que devem ser evitadas.
Além disso, deve-se ter atenção ao regular o equipamento de irrigação em áreas próximas a redes elétricas. Se o jato de água atingir os fios, pode ocorrer curto-circuito.
As dicas da Neoenergia Cosern são reforçadas pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Em caso de acidente com a rede elétrica, ligue imediatamente para a Neoenergia Cosern no telefone 116; e para o Corpo de Bombeiros através do número 193;
Denúncias sobre queimadas podem ser realizadas através do IBAMA pelo telefone – 0800-061-8080.