https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
A II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) e o Conselho Estadual de Saúde (CES/RN), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Conselho Municipal de Saúde de Assú realizaram quinta-feira (27) de junho, das 08h às 16h30, no auditório da UERN em Assú, a 1ª Conferência Regional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do RN (1ª CRGTES/RN), que tem como tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.
A 1ª Conferência Regional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do RN (1ª CRGTES/RN) tem como objetivos debater o tema da Conferência, “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, com enfoque na garantia dos direitos e na defesa do SUS, do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático; mobilizar e estabelecer diálogos diretos com a classe trabalhadora acerca do trabalho e da educação em saúde, a partir das diretrizes e dos princípios democráticos, equânimes e do controle social em saúde como um direito constitucional e da defesa do SUS, dentre outros.
Palestra Magna Tema: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, pela Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, mestra em Enfermagem pela UFRN. Atuou como consultora da OPAS no enfrentamento da pandemia por Covid-19, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Maura Vanessa Sobreira.
A Mesa de Abertura foi composta pelo Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no RN (SEMS/RN), sanitarista, Jalmir Simões da Costa, pela Articuladora Regional das Unidades Hospitalares do Oeste, Viviane Lima da Fonseca, representando a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, pela Coordenadora da Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (CGTES) da Sesap, Avânia Dias de Almeida, representando a Secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho Cortez e pela conselheira do Conselho Estadual de Saúde, Jomara Cíntia de Araújo Carneiro, representando o Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RN), Francisco Canindé dos Santos. Erialdo Rebouças atuou como cerimonialista Erialdo Rebouças. Houve a execução do Hino Nacional.
Discussão de eixos temáticos pela Mestra em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde pela UFRN e Psicóloga da Sesap, Ana Carla Macêdo do Nascimento; Coordenadora de Atenção à Saúde (CAS) da Sesap, Rayane Larissa Santos de Araújo Monteiro e pela ex-secretária municipal de saúde de Mossoró e Natal, graduada em enfermagem pela UFRN, concursada da Prefeitura Municipal de Natal, hoje cedida à Sesap. Especialista em Saúde Pública. Professora contratada da FACESA para o Curso de Enfermagem e coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Maria da Saudade Azevedo Moreira.
Prestigiaram o evento a técnica da Sesap, Uiacy Nascimento de Alencar, a coordenadora da Equipe Técnica da II Usap, Saudade Azevedo, a coordenadora de Recursos Humanos da II Ursap, Jane Valcácio, a diretora do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos (HRNIS), Kécia Maia, a coordenadora do Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, sanitarista Valéria Cunha; Andriério Lopes da Coordenação de Cirurgias Eetivas da Sesap, Andriério Lopes, a secretária executiva da CIR, Fátima Rocha, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Assú, Lizandro José de Oliveira, secretários municipais de saúde da Oitava Região de Saúde – Vale do Açu, técnicos de saúde da II Ursap, representantes de trabalhadores, usuários e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) da região.
“A participação social é indispensável para garantir legitimidade às ações que movem as políticas públicas. A volta da democracia no Brasil produz oportunidades, como a Conferência Regional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, um espaço de diálogo, de ideias e de propostas para as pessoas que fazem o SUS acontecer. A conferência reafirma o compromisso do Brasil com a construção de um sistema de saúde mais justo, eficiente e democrático, destacando o papel vital dos trabalhadores e educadores da saúde”, disse a coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Maria da Saudade Azevedo Moreira.
Fonte: Abdias Duque de Abrantes - Assessor de Comunicação Social da II URSAP