https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
O Ministério da Saúde está antecipando a vacinação contra a gripe. Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, neste ano, a iniciativa está tendo início em março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A pasta negociou a entrega antecipada das vacinas, que estão previstas para serem distribuídas a partir do dia 20 para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Em 2023, o governo federal mudou a estratégia da campanha para a região Norte e já imunizou a população entre novembro e dezembro, atendendo às particularidades climáticas da região.
Nesta quarta-feira, 13 de março em Assú aconteceu uma reunião com os enfermeiros e vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde com o propósito de tratar dos preparativos para a deflagração da campanha.
A imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho.
Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Em 2024, a vacinação contra a influenza acontecerá no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Norte será no segundo semestre. A mudança inédita na estratégia, desde 2023, busca atender às particularidades climáticas da região, que inicia no período o Inverno Amazônico, período de maior circulação viral e de transmissão da gripe.
Coordenadora de imunização na Secretaria Municipal de Saúde em Assú, a enfermeira Kadidja Paiva ainda falou sobre a aplicação da vacina em pessoas que têm alergia ao ovo.