https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
O Rio Grande do Norte passará a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de 11 de dezembro. A CIN substituirá o atual modelo da identidade e contará apenas com o CPF como número de registro nacional de cada cidadão.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) detalhou como será o processo de mudança. Para a migração do sistema para o novo modelo, o agendamento para emissão de RG será suspenso entre os dias 02 e 10 de dezembro, se mantendo nas Centrais do Cidadão apenas a entrega do documento para quem já foi atendido.
Gerente geral da Central do Cidadão em Assú, Ernane Araújo reforça que a pausa nos atendimentos na unidade no período de 02 a 10 de dezembro é apenas para os serviços prestados pelo Itep.
Quem possui a carteira de identidade atual não precisa ter pressa para migrar para a nova versão do documento, uma vez que essa ainda é válida por dez anos.
Por sua vez, o prazo de validade do novo documento varia conforme a idade da pessoa:
0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos.
12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
Acima de 60 anos – validade indeterminada.
A nova carteira apresenta um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Também está presente um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.