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As mulheres representam 34% do público empreendedor, totalizando 10,3 milhões de micro e pequenas empresas sob liderança feminina, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae. Porém, as empreendedoras ainda enfrentam dificuldades para investir no seu próprio negócio e o cenário é ainda mais desafiador para as mulheres pretas. Considerando essa realidade, a ENGIE Brasil Energia, empresa líder em energia renovável no país, lança pelo quarto ano consecutivo o Edital Mulheres do Nosso Bairro, que tem o objetivo de apoiá-las e favorecer a equidade de gênero.
Essa é a maior edição do programa desde seu lançamento, em 2020, e visa impactar, especialmente, comunidades no entorno das operações da Companhia e parceiros em mais de 22 estados do país. A união entre as empresas foi possível em razão do Parcerias do Bem, programa estabelecido pela ENGIE cujo objetivo é maximizar o alcance de ações sociais por meio do engajamento dos seus clientes e parceiros.
Além do edital, o Mulheres do Nosso Bairro conta com outros eixos, por meio dos quais oferece cursos gratuitos de capacitação, informações sobre redes de apoio, ações de sensibilização e conscientização para combater a violência doméstica, além de iniciativas para suporte à saúde física e mental.
Desde seu lançamento, já foram investidos mais de R$ 2,2 milhões, impactando mais de 50 mil mulheres, incluindo aporte direto a 168 empreendimentos liderados por mulheres, sendo 88 empreendimentos locais, 3 multiplicadoras, 71 nanoempreendedoras, 6 cozinhas solidárias e 3 negócios de inovação em mais de 100 municípios de 18 estados.
“Esse é um programa que expandiu contando com o apoio de várias empresas por meio do programa Parcerias do Bem. São parceiros que acreditam, assim como nós, no potencial do empreendedorismo feminino para superar todos os desafios, principalmente após a pandemia, período de maior impacto para elas. Sabemos que esse incentivo gera benefícios não apenas para as empreendedoras e seus negócios, mas para toda a comunidade da qual elas fazem parte. Confiamos que essa é uma forma legítima de transformarmos a realidade da nossa sociedade”, reforça Luciana Nabarrete, Diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia.
Expansão do Edital
Nesta edição, serão contempladas 93 iniciativas femininas, em que negócios exclusivamente liderados por mulheres negras terão prioridade. Cada uma receberá a quantia de 10 mil reais para impulsionarem o seu negócio. Ao todo, serão investidos mais de R$ 900 mil reais.
Outras empresas controladas pelo Grupo ENGIE no Brasil chegam nesta edição para ampliar benefícios proporcionados pelo novo edital. Entre elas, a Transportadora de Água e Gás (TAG), responsável pelo transporte de gás natural que abastece cidades e indústrias em todo o país; e a Jirau Energia, controladora da Usina Hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira. O Programa conta ainda com o apoio do Consulado da Mulher, Fort Atacadista, Portonave e Sebrae Delas, parceiras desde o ano passado. Já a WEG, Goedert Group, Irani, Oiapoque Energia e Voltalia entraram para multiplicar o alcance da iniciativa nos seus respectivos estados de atuação.
As inscrições ficam abertas entre 17 de outubro e 10 de novembro e devem ser realizadas pelo site www.mulheresdonossobairro.com.br, no qual as proponentes serão direcionadas para inscrição de seus projetos na Plataforma do PROSAS.
Exemplo
Franciane Bezerra, da comunidade remanescente quilombola Bela Vista Piató, em Assú, foi uma das contempladas nacionalmente com a primeira edição do projeto Mulheres do Nosso Bairro. Ela inscreveu o projeto “Mulheres em Ação”, que inclui a Cozinha Piató (da comunidade Bela Vista Piató), reunindo 11 mulheres na fabricação de alimentos típicos da região (bolos, doces, bolachas e doces). O mesmo projeto recebeu o prêmio de R$ 20 mil para fortalecer o empreendimento.
Fonte: ENGIE Brasil/Assessoria de comunicação do Conjunto Fotovoltaico Assú Sol