https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ

noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Cidade

Gerente do INSS em Assú esclarece concessão de auxílio doença sem perícia

A medida foi adotada pelo Ministério da Previdência Social

Publicada em 13/10/23 às 12:03h - 122 visualizações

Gustavo Varela


Compartilhe
Compartilhar a noticia Gerente do INSS em Assú esclarece concessão de auxílio doença sem perícia   Compartilhar a noticia Gerente do INSS em Assú esclarece concessão de auxílio doença sem perícia   Compartilhar a noticia Gerente do INSS em Assú esclarece concessão de auxílio doença sem perícia

Link da Notícia:

Gerente do INSS em Assú esclarece concessão de auxílio doença sem perícia
Atualmente, a fila conta com mais de 1,1 milhão de trabalhadores com carteira assinada no aguardo do auxílio  (Foto: Gustavo Varela)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está autorizado a conceder o benefício de auxílio doença somente com análise documental de atestados e laudos médicos, sem que o trabalhador formal precise agendar uma perícia presencial com médico federal.   

A medida foi adotada pelo Ministério da Previdência Social, que enfrenta um acúmulo de pedidos de auxílio por incapacidade temporária, nome oficial do benefício conhecido como auxílio doença

Atualmente, a fila conta com mais de 1,1 milhão de trabalhadores com carteira assinada no aguardo do auxílio. Desses, mais de 600 mil ainda aguardam o agendamento de perícia.   

Por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União o Ministério regulamentou a concessão do benefício. Gerente da agência do INSS em Assú, Francisco Canindé da Silva deu detalhes de como funciona a concessão. 

Para solicitar, o segurado do INSS deve enviar toda documentação, com assinatura verificável de profissionais registrados, por meio da plataforma Atestmed, criada especificamente para isso.  

No caso de acidente de trabalho, é obrigatória a apresentação também da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Se todos os documentos estiverem de acordo com as regras, o auxílio doença deverá ser concedido “com dispensa de parecer conclusivo da Perícia Médica Federal quanto à incapacidade laboral”, diz a norma sobre o assunto.   

O governo tem tentado também outras estratégias para reduzir a fila do auxílio doença, como a ligação direta para que assegurados antecipem perícias já agendadas. Outra iniciativa é o pagamento de bônus por produtividade aos peritos e outros servidores. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 745705
Usuários Online: 222
Copyright (c) 2024 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!