https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
Texto de Vitória Araújo, estagiária de Jornalismo
Aluna egressa do Parfor Pedagogia da Uern Assú, Paula Roseane Santos de Lima publicou recorte de sua monografia em periódico especializado com qualis A2. Com o apoio da orientadora Francisca Elizonete, docente do departamento de Geografia, e do professor Rafael Pereira, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a publicação foi feita pela Revista Científica COCAR, da Universidade do Estado do Pará, com o título “Pedagogia Hospitalar: reflexões a partir do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, localizado em Natal/RN”.
A pesquisa apresenta uma análise sobre a relevância da Pedagogia Hospitalar no contexto das crianças e adolescentes hospitalizados, a partir de estudos e de questionários e entrevistas realizados junto à direção do hospital e profissionais das áreas de Pedagogia e Assistência Social que atuam na unidade de saúde.
O estudo apontou que a Pedagogia no ambiente hospitalar contribui significativamente tanto para a escolarização do educando/hospitalizado, quanto para sua melhor vivência dentro do hospital, minimizando prejuízos emocionais e escolares que tendem a surgir durante o período de hospitalização.
Paula destaca os desafios do trabalho de conclusão de curso, como questões burocráticas ligadas à pesquisa e o deslocamento para chegar ao local da realização do estudo e o retorno dos questionários.
“Entretanto, apesar de precisar romper muitas barreiras, foi muito satisfatório realizar este estudo que nos proporcionou aproximação com a Pedagogia Hospitalar, área ainda pouco conhecida entre alguns profissionais da educação”, comenta a egressa.
A pesquisadora ainda ressalta que a publicação na revista Cocar a estimulou a continuar pesquisando e que se sente orgulhosa de ser professora e pesquisadora de um tema atual e relevante.
A importância do estudo e da publicação também foi apontada pela professora Naligia Bezerra, coordenadora institucional do Parfor/Uern.
“Os impactos produzidos com a formação promovida pelo programa ainda estão em andamento, como na publicação da ex-aluna Paula Roseane que concluiu em 2021, mas que ainda reverbera sobre a sua formação como professora-pesquisadora. A história revelará, seja por meio de dados quantitativos ou qualitativos as contribuições de um programa dessa natureza, demonstrando a responsabilidade social que tem a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com a formação de professores no interior do estado”, frisa a professora.
A pesquisa pode ser acessada por meio deste link.
Fonte: Uern