https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
Os professores do curso de Economia da Uern Assú Joacir Rufino, Willy Albuquerque e Pedro Machado, e a estudante Nadihalem Marins, irão participar, entre os dias 23 e 27 de julho, do 61° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). Neste ano, o evento ocorre presencialmente, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), na cidade de Piracicaba (SP).
O professor Joacir Rufino, além de apresentar artigos no evento, coordenará duas atividades: a coordenação do painel de abertura do Congresso – painel 1 – Conjuntura Econômica; e a palestra na Sessão Organizada sobre Insegurança Alimentar e Agricultura Familiar, que contará com a presença do ex-diretor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva.
O Professor Willy Farias Albuquerque, a partir de seu projeto de pesquisa de fluxo contínuo, juntamente com a Discente Nadihalem Alice Marins, elaboraram o artigo intitulado “Uso da terra e direito de propriedade, um diagnóstico a luz dos censos agropecuários de 2006 e 2017”.
O referido trabalho será apresentado no Grupo de Trabalho 07 – Desenvolvimento Rural, Territorial e Regional, no pavilhão de engenharia na terça feira dia 25 de julho de 2023.
O trabalho do Prof. Willy Albuquerque e da Discente Nadihalem Marins, é um estudo que visa analisar a partir de dados, do censo agropecuário de 2006 e 2017 se existe de fato uma relação positiva entre o direito de propriedade e uso da terra, e, portanto, a posse da terra a única condicionante para conservação dos solos, nos estados da região nordeste do Brasil. A metodologia empregada versa sobre a utilização do teste estatístico Z de proporções, assim realizando um comparativo entre os dois censos, e observando dados relacionado a condição do produtor e o tipo de prática agrícola de conservação empregado. Os resultados demonstraram que essa relação, salvo algumas exceções, é inexistente tendo ao longo do tempo reduzido sobremaneira o uso dessas práticas independentemente da condição do produtor.
O professor Pedro Machado é autor do artigo “Análise dos efeitos dos choques cambiais e monetários sobre a participação da agropecuária no PIB do Brasil de 1996 a 2016”.
Neste ano, o Congresso da Sober está realizando sua 61ª edição, se consolidando como um dos eventos científicos mais relevantes e longevos do Brasil. Em suas 60 edições anteriores, o Congresso ajudou a fortalecer a prática do ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Economia, Administração e Sociologia Rural no país.
Fonte: Uern