https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
O tradicional São João de Assú chega à reta final neste fim de semana, com ampla programação cultural, social e religiosa. O município, distante 60 quilômetros de Mossoró, vive a festa desde o dia 14, com grande participação popular e de visitantes de todas as regiões do Rio Grande do Norte.
No palco principal de shows já passaram atrações como os cantores Bell Marques, Flávio José, Nattan, Wesley Safadão, Jorge e Matheus, Henry Freitas e as cantoras Mari Fernandez, Márcia Fellipe, Michele Andrade, entre outros.
Para a reta final da festa, estão programados os shows de Padre Fábio de Melo e Kadu Martins; e domingo, Rafa e Pipo Marques e Gabriel de Pádua.
Na parte religiosa, programação se desenvolve todos os dias e, neste domingo, 25, dia do padroeiro São João Batista, acontecerá a tradicional procissão.
Segurança
O Governo do Estado, por meio das Forças de Segurança, está promovendo, no município de Assú, um dos eventos juninos mais seguros do Rio Grande do Norte. Foi investido R$ 1 milhão em diárias operacionais para Polícia Militar, que aumentou o efetivo voltado aos festejos juninos no município.
A cidade, que tem o São João mais antigo do mundo, encerrou a primeira semana de festa, nesta terça-feira, 20, com um público estimado em 70 mil pessoas e nenhum registro de ocorrência feito pela Polícia Militar. Alguns boletins de ocorrência por furtos de celulares foram feitos pela Polícia Civil.
“Recebemos um reforço no efetivo de 250 homens e mulheres por dia. Todos empregados no local do evento. Além disso, contamos com a estrutura tecnológica das câmeras para colaborar nesse controle de ocorrências. No último sábado, capturamos um foragido com ajuda do suporte dado pelo monitoramento”, explicou o comandante do 10º BPM, o tenente-coronel PM Maximiliano.
Entorno da Praça São João Batista, onde ocorrem os shows todas as noites, foram instaladas 12 câmeras pela Prefeitura do Assú, que são operadas por policiais militares, em uma central de monitoramento instalada no próprio evento. Nas entradas da festa também foram disponibilizadas, de forma estratégica, quatro câmeras com tecnologia de reconhecimento facial. Como forma de ampliar o alcance de informações, a Polícia Militar ainda está utilizando drones na captação de imagens.
O Corpo de Bombeiros Militar registrou 52 atendimentos nos primeiros sete dias de evento, a maioria por ingestão excessiva de bebida alcoólica. A corporação está reforçando o efetivo com diárias operacionais, assim como disponibilizou uma unidade de resgate e um caminhão autobomba tanque.
Fonte: Defato.com