https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
O Laboratório de Documentação e Pesquisa do Vale do Açu (LaDHA), vinculado ao Departamento de História (DHI) da Uern Assú, receberá como doação todo o acervo documental do Jornal Tribuna do Vale, no dia 17 de outubro, em uma cerimônia que ocorrerá no auditório da Uern Assú.
O professor Marcelo Vieira Magalhães, coordenador do LaDHA, recebeu, no dia 12 de junho, nas instalações do laboratório, o fundador e ex-diretor presidente do Jornal Tribuna do Vale, Jeová Liberto da Silva, juntamente com seu filho, Jeová Liberato Junior, ex- redator do mesmo periódico por mais de 20 anos.
Durante a visita, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do LaDHA e debateram sobre as dificuldades enfrentadas pelo laboratório na preservação de documentos relevantes para pesquisas nas áreas histórica, geográfica, antropológica, pedagógica, econômica e tantas outras áreas do conhecimento.
Além disso, eles foram informados sobre o compromisso da Uern em buscar as condições necessárias e urgentes para a manutenção desse valioso acervo, que representa a memória do Vale do Açu.
“Os jornais são importantes fontes documentais, eles trazem informações de natureza diversa, sobre a cultura da cidade, sobre as festas, sociedade, política, então é uma gama gigantesca de temáticas. A doação é um momento de grande importância para o departamento”, afirma o professor Marcelo Vieira Magalhães.
Durante as discussões, o fundador do Jornal Tribuna do Vale decidiu doar permanentemente todo o conjunto documental ao arquivo do LaDHA, possibilitando a continuidade do trabalho de preservação e posterior disponibilização aos pesquisadores e interessados em explorar os diversos temas abordados pelo jornal ao longo de quase trinta anos.
O Jornal Tribuna do Vale foi o veículo de comunicação de maior longevidade na cidade de Assú, atuando ao longo dos séculos XX e XXI. Fundado no final dos anos 1980, passando por diferentes formatos, inclusive digital, encerrou sua circulação em papel em 2013, após mais de 1.200 edições.
Texto de Lydia Paulino, estagiária de Jornalismo
Fonte: Uern