https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
“A gente não abriu o agendamento para toda a população e sim o Agendamento Inclusivo. Basta que se faça o agendamento que abre de segunda a sexta-feira às 08h e se for para pessoa com deficiência precisa trazer um laudo. Esse laudo, é digitalizado e o RG da pessoa sai com símbolo da sua deficiência”.
A explicação foi dada por Marcela Aurila Ferreira Caldas, diretora do Instituto de Identificação do Itep/RN ao falar sobre o Mutirão de Inclusão que acontece em Assú no interior da Central do Cidadão nos dias 14 e 15 de junho. Esse é um dos requisitos para obtenção do Passe Livre - gratuidade no transporte intermunicipal e interestadual para as pessoas com deficiência que moram na cidade.
A iniciativa é fruto da articulação da Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência com a Prefeitura Municipal do Assú via Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho Habitação e Cidadania, mais Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Surdos de Assú (ASA) e Associação de Mães e Amigos dos Autistas do Vale do Assú (AMAAVA).
“Era uma solicitação da APAE que as pessoas com deficiência pudessem ter a sua carteira digital e entendemos que isso é uma que inclui a pessoa com deficiência na sociedade e o torna cada vez mais cidadão.
Hoje é agradecer a todos que atenderam a nossa solicitação e estão contribuindo para que a pessoa com deficiência tenha mais qualidade de vida, tenha mais respeito e tenha mais inclusão na sociedade”, considerou Radimac Freire presidente local da APAE.