https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
Instituído por meio da Lei 14.140/21, sancionada na época pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o Dia Nacional do Sanfoneiro é vivenciado anualmente 26 de maio.
A data é uma homenagem a um dos mais importantes músicos do país: Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, paraibano de Itabaiana. Sivuca nasceu em 26 de maio de 1930 e foi um multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor, cujas composições e trabalhos incluem, dentre outros ritmos, choros, frevos, forrós, jazz, baião, música clássica e blues.
No nordeste brasileiros, nomes como Luiz Gonzaga o rei do baião, Dominguinhos, Flávio José e Dorgival Dantas entre outros marcam a nossa música, e firmam nesse solo as raízes da nossa cultura.
Assú é a terra dos poetas, de sanfoneiros e de sanfonas que se falassem teriam muita história para contar.
A paixão pela sanfona, resultou na criação da Orquestra de Sanfonas do Assú em 2014. Reunindo cerca de 20 músicos, o grupo com a sua música ultrapassou as fronteiras de Assú e do Rio Grande do Norte tendo tocado até no município de Exu no estado de Pernambuco onde nasceu Luiz Gonzaga.
Com o passar do tempo a Orquestra acabou. Quem não fez parte ficou na vontade e quem fez restou a saudade acompanhada de um amor gigantesco por dos instrumentos musicais mais versáteis que existe.