https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
No primeiro quadrimestre de 2023 em Natal de acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde foram registrados 635 casos de acidentes por animais peçonhentos, sendo que desse total, 539 (85%) são registros de acidentes causados apenas por escorpiões.
Os escorpiões são representantes da classe dos aracnídeos, predominantes nas zonas tropicais e subtropicais do mundo, com maior incidência nos meses em que ocorre aumento de temperatura e umidade.
Para evitar encontros acidentais algumas medidas de prevenção devem ser adotadas.
Mesmo com todos os cuidados um acidente vindo a ocorrer imediatamente a vítima deve ser levada a uma unidade de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, no Rio Grande do Norte as unidades referência para atendimento a quem for picado por um escorpião por exemplo estão em Natal, Pau dos Ferros, Santa Cruz, João Câmara, Caicó e a mais próxima de Assú é o Hospital Regional Tarcísio Maia que fica em Mossoró.
Na lista das espécies mais venenosas de escorpião estão o Escorpião-marrom; Escorpião-amarelo; Escorpião-preto-da-amazônia; e o Escorpião-amarelo-do-nordeste.
Ataques de escorpiões em adultos podem causar reações como dor de instalação imediata em praticamente todos os casos, podendo se irradiar para o membro e ser acompanhada de parestesia, eritema e sudorese local. Em geral, o quadro mais intenso de dor ocorre nas primeiras horas após o acidente.
Em crianças pode ser ainda mais grave. O Ministério da Saúde dedica uma página inteira com orientações sobre o tema (https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/animais-peconhentos/acidentes-por-escorpioes).
Mas além dos escorpiões devemos tomar cuidado com outros animais. Embora exista uma época do ano em que os ataques se acentuam, prevenção ainda é a melhor opção.