https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
A população do município de Assú especialmente o público feminino e infantojuvenil contam desde novembro do ano passado com a presença da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher Vítima de Violência que está instalada no espaço físico da Central do Cidadão na Cohab.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, dia 11 de janeiro a delegada Marina Queiroz que responde pela titularidade da DEAM no município observou que “as mulheres terão um lugar onde elas se sentirão mais acolhidas e seguras sendo atendidas por policiais também mulheres” podendo assim relatar os casos de violência que estejam sofrendo.
O atendimento ao público na Central do Cidadão possibilita o acolhimento das demandas de outros públicos como acrescentou a autoridade policial.
“Também trabalhamos e investigamos crimes sexuais relacionados a crianças e adolescentes. Quando crianças ou adolescentes até mesmo do sexo masculino estiverem sofrendo algum abuso sexual também serão acolhidos pela Delegacia da Mulher. Mulheres idosas poderão vir aqui pois também trabalharemos com essas investigações. Nossas atribuições já vêm sendo feitas na Distrital só que agora na sede nós estamos com melhores equipamentos, melhor estrutura para atender devidamente a população e esperamos trazer mais agilidade e mais justiça para os processos que nós pegamos aqui”, disse a delegada.
O ano de 2023 começou com uma série de ocorrências de violência contra as mulheres no âmbito da DEAM que atua em Assú e municípios próximos.
“Infelizmente desde o início do ano nós estamos recebendo muitas ocorrências, muitos flagrantes e tem sido uma surpresa esse crescimento da violência doméstica na cidade de Assú o que reforça a necessidade dessa delegacia especializada da mulher na cidade e adjacências”, considerou doutora Marina Queiroz concluindo que entre os registros recentes de violência doméstica estão situações de dependência química, alto grau de periculosidade resultando no recolhimento a prisão e internação provisória objetivando atendimento médico e reabilitação e convívio em sociedade.