https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ

noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Cidade

Grupo técnico é criado para debater estudos sobre a Lagoa do Piató e o Canal do Pataxó

O grupo é formado por integrantes do CBH PPA, IGARN, UERN, IFRN e prefeituras de Assú, Itajá e Carnaubais, além de representantes da sociedade

Publicada em 25/10/22 às 13:49h - 89 visualizações

Gustavo Varela


Compartilhe
Compartilhar a noticia Grupo técnico é criado para debater estudos sobre a Lagoa do Piató e o Canal do Pataxó  Compartilhar a noticia Grupo técnico é criado para debater estudos sobre a Lagoa do Piató e o Canal do Pataxó  Compartilhar a noticia Grupo técnico é criado para debater estudos sobre a Lagoa do Piató e o Canal do Pataxó

Link da Notícia:

Grupo técnico é criado para debater estudos sobre a Lagoa do Piató e o Canal do Pataxó
Um dos primeiros passos a ser realizado são as vistas técnicas nos dois espaços hídricos  (Foto: Reprodução/CBH-PPA)

A Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu esteve reunida entre os dias 06 e 07 de outubro para tratar questões hídricas importantes para a bacia. O encontro aconteceu na sala de reuniões da UERN, Campus Avançado de Assú. Essa foi a 57ª reunião da DC e teve como pauta principal a criação de grupos técnicos para apoio aos estudos sobre a Lagoa do Piató e o Canal do Pataxó, ações estão previstas no Termo de Alocação de Água 2022-2023 do Sistema Hídrico ARG/Mendubim. 

Criamos um grupo técnico que vai estudar e fazer um levantamento das questões que afligem os moradores da Lagoa do Piató e região, como também o Canal do Pataxó. Esse grupo vai fazer um diagnóstico da situação atual dos dois reservatórios para que a gente possa pedir aos órgãos competentes alguma providência para esses problemas. O papel do comitê é exatamente articular com os órgãos e com a sociedade a manutenção desses equipamentos”, destacou o presidente do CBH PPA. 

O grupo é formado por integrantes do CBH PPA, IGARN, UERN, IFRN e prefeituras de Assú, Itajá e Carnaubais, além de representantes da sociedade. 

O Canal e a Lagoa tem nos preocupado. Precisamos avaliar a situação em que eles se encontram para que possamos ter algumas proposições com o intuito de melhorar a gestão hídrica. Para isso, estamos envolvidos todos os órgãos hídricos da região para subsidiar essa questão no Vale do Açu”, explicou Auricélio Costa, vice-presidente do CBH PPA. 

Um dos primeiros passos a ser realizado são as vistas técnicas nos dois espaços hídricos. 

Esse trabalho em campo, in loco, é imprescindível e necessário para que possamos identificar os principais problemas existentes. Esses problemas são históricos, como por exemplo, o assoreamento da Lagoa do Piató. Queremos identificar todos os problemas para encontrarmos as melhores soluções, esse é um dos papéis do comitê”, frisou Raimundo Inácio, primeiro secretário. 

Outros assuntos 

A 57ª Reunião da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu ainda discutiu a elaboração do calendário de reuniões ordinárias, elaboração da agenda de atividades do CBH PPA para o ano 2023 e da pauta para realização da 27ª Reunião Ordinária do CBH PPA, que acontecerá no mês de novembro de 2022 no município de Caicó. 

Fonte: CBH-PPA 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 698962
Usuários Online: 223
Copyright (c) 2024 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!