https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ
Os novos beneficiários do Auxílio Brasil começaram a receber no mês de junho o cartão do programa, criado pelo Governo Federal para substituir o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial. De acordo com informação prestada por Jaio Sobrinho responsável pela coordenação do Cadastro Único no município de Assú, porta de entrada para ações de cunho assistencial o uso do cartão se constitui numa ferramenta extra para que o beneficiário receba o recurso proveniente do programa.
“O modo de recebimento só irá mudar em termos de opção. Quem utiliza o Caixa Tem pode continuar fazendo uso para saques, transferências ou pagamentos. O cartão físico é uma ferramenta extra pois o aplicativo pode dar problema”, disse Jaio acrescentando que para o município de Assú, até o momento “cerca de 1.600 cartões foram emitidos”.
O coordenador do Cadastro Único em âmbito local disse ainda, que os beneficiários que não receberam o cartão e reside em uma área atendida pelo serviço de entrega de encomendas dos Correios deve se dirigir a agência da estatal no município ou à Caixa, pois depois de “três tentativas de entrega” sem sucesso o cartão “retorna para a agência da Caixa Econômica”.
Já os que residem em uma área não atendida pelos Correios “podem verificar diretamente na Caixa”.
“Esses aproximadamente 1.600 cartões são para os novos beneficiários do Auxílio Brasil que não recebiam o Bolsa Família e que a partir da alteração para o programa passaram a ser beneficiários recebendo até então apenas pelo Caixa Tem. O cartão será posteriormente emitido para os beneficiários que já recebem pelo cartão do Bolsa Família ou em uma conta corrente da Caixa Econômica. Ele funciona também como débito se tornando uma opção de pagamentos”, concluiu.