https://www.youtube.com/channel/UCSgK0PVg6G0f3XaFAYkqeuQ

noticias Seja bem vindo ao nosso site Assú Todo Dia!

Brasil

Ministra do TSE manda remover desinformação sobre prova de vida do INSS

Cármen Lúcia considerou que "a mensagem veiculada induz o eleitor a acreditar ser possível realizar sua prova de vida" por meio do voto em Bolsonaro

Publicada em 23/10/22 às 11:55h - 89 visualizações

Gustavo Varela


Compartilhe
Compartilhar a noticia Ministra do TSE manda remover desinformação sobre prova de vida do INSS  Compartilhar a noticia Ministra do TSE manda remover desinformação sobre prova de vida do INSS  Compartilhar a noticia Ministra do TSE manda remover desinformação sobre prova de vida do INSS

Link da Notícia:

Ministra do TSE manda remover desinformação sobre prova de vida do INSS
Biometria no momento da votação serve como prova de vida, mas não há relação com o voto em qualquer candidato  (Foto: Reprodução)

A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aceitou um pedido da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que seja removido do ar um vídeo que tenta vincular a prova de vida da previdência social ao voto no presidente Jair Bolsonaro (PL). 

A ministra considerou que “a mensagem veiculada induz o eleitor a acreditar ser possível realizar sua prova de vida no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio do voto no candidato representado”. 

A propagação de notícia sabidamente falsa afeta a lisura do processo eleitoral e a própria vontade do eleitor em exercer o seu direito de voto”, afirmou. 

O vídeo com essa desinformação tem sido divulgado pelo WhatsApp. A campanha de Lula pediu ao TSE que a plataforma adote medidas de acordo com o que foi firmado no acordo com o Tribunal Superior Eleitoral para impedir “a circulação da referida desinformação naquela plataforma”. 

O vídeo citado traz uma mensagem de que aposentados e pensionistas podem fazer a prova de vida por meio do voto nas urnas. No fim, a mensagem pede voto em Bolsonaro, o que, segundo a campanha do PT, induz os eleitores a associarem essa prova de vida com o voto no atual presidente. 

Como ressaltado na inicial, o uso da expressão ‘apenas o seu voto já é suficiente para garantir os benefícios do INSS, para você exercer seu direito à cidadania com menos burocracia. Pelo bem do Brasil, vote 22!’, pode ‘induzir que o eleitor aposentado ou pensionista, exclusivamente com vistas à prova de vida válida ao INSS, seja maliciosamente induzido a escolher Jair Bolsonaro nas urnas'”, ressaltou a ministra. 

Cármen Lúcia também mandou a campanha de Bolsonaro se abster de veicular publicações com esse mesmo teor nas redes sociais. 

A CNN entrou em contato com a campanha do presidente Bolsonaro e aguarda resposta. 

Fonte: CNN Brasil 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (84) 99465-0642

Visitas: 698820
Usuários Online: 91
Copyright (c) 2024 - Assú Todo Dia
Converse conosco pelo Whatsapp!